Hoje, o meio digital oferece muitas oportunidades. Uma delas é empreender e começar um negócio como e-commerce. O comércio de lojas digitais vem crescendo exponencialmente na última década, conquistando os mais diversos perfis de consumidores.
A tendência é que esse crescimento não pare. O relatório The Global Payments Report 2022 revelou que o e-commerce brasileiro crescerá, anualmente, 18% até 2025. Por isso, é um tipo de empreendedorismo com altas chances de sucesso.
Dicas de como começar um e-commerce
Para alcançar os melhores resultados com um novo e-commerce, é interessante começar da maneira certa. É preciso saber fazer as escolhas corretas e traçar estratégias efetivas para ter as melhores rentabilidades. Afinal, a concorrência pode ser alta neste meio digital. Confira algumas dicas.
Defina seu negócio e suas estratégias
Para começar um e-commerce, é preciso pensar em muitas coisas. A primeira delas, com certeza, é o nicho de mercado, identificando quais serão os produtos a venda.
É importante analisar o tipo de público para quem quer vender, a concorrência, as tendências de pesquisas de vendas, quais os mais vendidos e se é interessante trabalhar com a venda no e-commerce.
Na hora de pensar o negócio, é preciso entender que não há somente um tipo de e-commerce. Há algumas maneiras de iniciá-lo e devem ser escolhidas conforme o orçamento inicial disponível e seus objetivos. Veja alguns deles:
- Varejo – vende produtos adquiridos em atacado;
- Atacado – vende em grandes quantidades para os varejistas;
- Produção própria – produz o produto de maneira personalizada ou em massa;
- Dropshipping – modelo de e-commerce em que o produto fica estocado no fornecedor. Com isso, o lojista, ao realizar a venda, paga o valor do produto ao fornecedor, que envia ao consumidor final. Esse tipo é interessante para quem tem pouca verba para iniciar o e-commerce.
Escolha a plataforma de vendas ideal
O próximo passo na construção de um e-commerce é definir sua plataforma de vendas on-line. Isso vai depender do seu produto e público-alvo. Mas, no geral, é importante contar com um bom auxílio profissional para ter um site intuitivo e que facilite a venda final para o consumidor.
Aliar um bom site a estratégias de venda nas redes sociais é fundamental também. Hoje, a maioria das pessoas está presente nestes meios. Elas permitem alcançar o público-alvo com estratégias orgânicas ou anúncios pagos.
Continuidade do e-commerce
Pensadas as principais decisões iniciais, o empreendedor deve sempre buscar conhecimento para melhorar suas estratégias de venda. A gestão administrativa e financeira também é essencial para continuidade e sucesso do negócio.
Procure sempre ter controle dos custos e ganhos, pagamentos de impostos e fornecedores em dia. É normal que, ao longo do crescimento, mesmo sendo um empreendedor online, o proprietário precise contar com auxílio, com a contratação de colaboradores e serviços terceirizados.