Com a soberania dos vídeos entre os tipos de conteúdos disponíveis na internet, a incorporação do vídeo marketing se tornou vital para qualquer empreendimento
Afirmar que o conteúdo em vídeo tem dominado, e continuará dominando, a internet nos últimos anos não parece uma colocação exagerada com base no comportamento dos internautas nos últimos anos.
Conforme revela levantamento elaborado pelas agências de marketing digital Hootsuite e We are Social, o Youtube, plataforma dedicada ao compartilhamento de vídeos, é o segundo site mais acessado e a segunda mídia social mais utilizada, com 2,292 bilhões de usuários ativos em outubro de 2021.
O Digital 2021 October Global Statshot Report também divulgou que, a cada dia, 1 bilhão de horas de vídeos são assistidas no Youtube mundialmente.
Para ilustrar a situação a nível nacional, basta destacar que 99% do total de usuários de internet consumiram vídeos em 2020, como constatou o estudo Inside Video feito pela empresa de consultoria Kantar IBOPE Media.
Diante de métricas tão expressivas, o video marketing — prática de publicar conteúdos em vídeo para promover uma marca, serviço ou produto — tem sido cada vez mais enfatizado pelas estratégias de marketing digital das empresas.
Motivos para implementar o vídeo marketing na estratégia de marketing digital
Como indicam os dados abordados anteriormente, vídeos têm se mostrado a forma de conteúdo com maior demanda pelos usuários de internet de todo o mundo.
Adequar as os esforços de marketing a essa tendência de consumo cada vez mais estabelecida entre os internautas pode trazer uma série de benefícios, como os listados a seguir:
Vídeos ajudam as pessoas a se lembrarem da marca
Matt Bowman, presidente da Thrive Internet Marketing Agency, agência de marketing norte-americana, em artigo para a Forbes, explica que conteúdos em vídeo são mais fáceis de lembrar do que os em formato de texto.
Isso ocorre, pois, os estímulos visuais e auditivos, características inerentes aos vídeos, facilitam a memorização do conteúdo assistido pelo usuário.
Bowman informa que ao recordarem do conteúdo de vídeo marketing, os consumidores também se lembram da marca que o produziu, o que pode gerar mais vendas e leads para a empresa.
Por isso, os vídeos devem ser o mais memoráveis desde o início, ou seja, os segundos dedicados à introdução já devem capturar a atenção do usuário e transmitir a identidade visual da marca.
Ao contrário do que alguns empreendedores possam imaginar, é possível produzir e editar vídeos sem recorrer a softwares complexos. Com auxílio de plataformas online, criar introduções para os vídeos de forma personalizada com o logotipo e as cores da marca, é uma tarefa simples e que leva poucos instantes.
O “Intro Maker”, recurso para criar introduções profissionais, permite que o usuário utilize modelos prontos e acesse uma biblioteca com sons, imagens e outros conteúdos multimídia para que o vídeo se destaque e cative o público alvo.
Publicações com vídeo são mais compartilhadas
Segundo dados disponibilizados pela Single Grain, agência de SEO norte-americana, as publicações de vídeo em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos do que conteúdos em texto e imagem somados.
O abismo da taxa de compartilhamento entre as mídias serve como indicativo do poder de alcance dos vídeos no cenário digital atual.
Bowman destaca que esse diferencial dos conteúdos em vídeo é vantajoso para qualquer marca interessada em expandir sua cobertura online.
Conteúdos em vídeo humanizam a marca
Conteúdos em vídeo têm um potencial maior de conectar o público à marca e o que ela representa devido ao seu caráter imersivo.
Tal conexão aumenta as chances do espectador comprar o produto ou serviço comercializado pela empresa, assim como criar uma imagem positiva da marca.
Uma forma de fazer isso é criar vídeos que engajam ao permitir que os usuários conheçam a marca e as pessoas que a tornam realidade.
Informações tornam-se mais digeríveis em vídeo
Por melhores e mais relevantes que sejam, informações e dados em formato de texto podem afugentar usuários, principalmente quando a publicação é extensa e demanda vários minutos para ser lida.
Em contrapartida, quando os pontos principais de determinado artigo são apresentados em formato de vídeo, o conteúdo é processado com facilidade pelo consumidor em potencial.
O consumo facilitado promovido pelo vídeo não exclui a necessidade de investir em artigos para compartilhar informações ou soluções detalhadas e aprofundadas para problemas que interessem o público alvo da marca, mas atende à demanda por soluções rápidas que tem reinado na era digital.