Guia de Investimento de Marketing da RD Station aponta estratégias e soluções para empreendedores começarem hoje mesmo
As PMEs devem apostar na criação de comunidades, no Marketing plural e na conexão com vendas como prioridades. Tudo isso acontece em um momento em que estudos no Brasil e no mundo apontam para o crescimento do investimento em Marketing Digital. É o que aponta a RD Station no Guia de Investimento em Marketing para pequenas e médias empresas.
No Brasil, o investimento no ambiente digital em 2021 foi 74,2% maior na comparação com 2020 e 2019. Nos EUA, 72% dos investimentos já foram no meio digital em 2021. Com todo o cenário da digitalização e crescimento dos canais digitais e e-commerce, as PMEs têm a oportunidade de aproveitar o potencial do ambiente digital para utilizar as estratégias de marketing como forma de impulsionar o crescimento dos negócios.
O guia mostra também que, à medida que os orçamentos de Marketing aumentarem e a reabertura econômica se mostrar completa, teremos empresas de todos os portes procurando soluções para impulsionar seus resultados, recorrendo a influenciadores e criadores de conteúdo, além de outras estratégias para manter um relacionamento próximo dos consumidores.
Neste assunto o Brasil é um ótimo exemplo: levou apenas um ano para o mercado brasileiro retomar o investimento publicitário a níveis maiores do que aqueles que eram realizados pré-pandemia. Ao redor do mundo o cenário é o mesmo. Segundo a pesquisa global 2022 Marketing Investment Forecast, publicada pela Forrester, o crescimento dos valores investidos em ações de Marketing vai acelerar na era pós-pandemia. Traduzindo em número, significa que os valores irão crescer em pelo menos 30% até 2025.
Crescimento dos investimentos em Marketing Digital no Brasil e no mundo
De acordo com o relatório CENP-Meios – publicado anualmente pela entidade que funciona como Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário – houve em 2021 um crescimento de 38,8% no investimento em mídia referente a 2020, totalizando 19,7 bilhões de reais. Em 2020, período que marcou o ápice da pandemia, o valor foi de 14,2 bilhões. Já em 2019 o total foi de 17,5 bilhões, ou seja, 2021 já superou o patamar pré-pandemia.
O principal destaque é o grande crescimento no investimento no meio Internet, que representa todas as formas de investimento em Marketing Digital: 74,2% em comparação com o resultado tanto de 2020 como de 2019, chegando ao maior patamar histórico no share publicitário (33,5% do total investido). Apesar do crescimento de 21% em valores absolutos, a TV Aberta atingiu o menor share publicitário da história do relatório, agora com 45%.
Os números são indicativos de que PMEs e até mesmo as grandes marcas, que são clientes das principais agências do país, precisavam recorrer ao digital para continuar relevantes no mercado. Esse resultado aqui do Brasil segue a tendência que já é vista há algum tempo em outros mercados. Nos Estados Unidos, por exemplo, a previsão é de que aconteça um crescimento de 6% nos investimentos em mídias digitais durante o ano de 2022. O detalhe é que isso faria o share de investimento chegar em 78% do total! Em 2021, 72% dos investimentos já foram no meio digital.
Potencial do Marketing Digital
Embora ainda existam incertezas em torno da regulamentação de privacidade – muito por conta da implementação da LGPD aqui no Brasil – e dos novos desafios para medir os resultados, está claro para as marcas que o digital é o espaço em que todas devem olhar para direcionar seus investimentos. Há outros dados globais de crescimento que reforçam essa tese:
• O uso de vídeo para publicidade digital continua a ser um dos formatos em crescimento acelerado, com um aumento de 50,8% nos investimentos em 2021 na comparação com 2020, com receita total de US$ 39,5 bilhões;
• O formato de áudio, impulsionado pelos podcasts, foi o que captou o maior percentual de crescimento ano a ano: foi de 57,9%, com US$ 4,9 bilhões investidos;
• A publicidade em mídias sociais aumentou em 39,3%, chegando a US$ 57,7 bilhões investidos. A tendência é seguir com essa toada de crescimento principalmente com as plataformas Meta e também com o TikTok Ads.
Se em 2021 as empresas que fizeram a alocação ou realocação de orçamento mensalmente ou por trimestre representavam 56% do total, em 2022 esse percentual passará para 66%. Todo esse cenário ajuda a dar passos importantes na organização das estratégias de Marketing. É possível, por exemplo, compreender a jornada de compra completa e até mesmo dizer quanto tempo o seu cliente demorou para converter.
Como PMEs podem alocar seus orçamentos?
Com tanta informação disponível sobre suas campanhas online, a maneira menos efetiva de se realizar o direcionamento dos valores de investimento é pelo feeling. Existem meios muito mais efetivos de decidir o quanto sua empresa deve investir em Marketing Digital.
Existe uma prática antiga no mercado que diz que o ideal é algo entre 3-5% do seu faturamento, mas aqui na RD Station já tivemos conhecimento de empresas que investem muito mais e têm retornos excelentes.
Por isso, para que as PMEs tomem decisões com base nos conhecimentos que possuem do seu negócio, trouxemos duas maneiras que servirão como ponto de partida para definir um orçamento de Marketing Digital inteligente e que poderá garantir mais recursos no futuro.
3 estratégias de Marketing para priorizar no orçamento
Confira abaixo quais são as 3 principais estratégias que a PME deve priorizar para aproveitar o momento e alavancar seus resultados ainda em 2022:
1. Email e Automação de Marketing
Email Marketing é um canal direto com sua audiência e um dos mais efetivos, já a Automação reduz trabalhos manuais e aumenta a eficiência. Por isso, conte com ferramentas para usar as duas estratégias em conjunto.
2. Posicionamento de conteúdo no Google
É lá que seu público vai buscar não só pela sua marca mas por dúvidas que precisa resolver. Invista na produção de conteúdo e em SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de buscas) para alcançar um bom posicionamento das páginas.
3. Anúncios nas redes sociais
Fazer anúncios nas redes sociais significa investir dinheiro na promoção de seu conteúdo, para que ele chegue a uma nova audiência. Esse recurso é muito acessível e permite que você encontre seguidores prontos para fechar uma compra.