Você já deve ter ouvido a frase “empreender no Brasil não é para amadores”. Mesmo assim, foram mais de 4 milhões de negócios abertos no País em 2021, um recorde com crescimento de 19,7% em relação a 2020. Seja por oportunidade ou por necessidade, o que todos os empreendedores enfrentam em comum é uma longa trajetória de desafios e aprendizados. Comigo foi exatamente assim.
Minha história empreendedora, por exemplo, começou ainda na infância, no interior do Rio Grande do Sul, quando comecei a vender bolo de chocolate no intervalo da escola e cuidava do jardim do vizinho para ajudar na renda da família.
O primeiro emprego formal também foi ainda muito jovem, em um projeto de um professor. Foi ele quem me orientou nos primeiros contatos com o mundo da tecnologia em uma fábrica de peças de metal. Ao mesmo tempo, comecei a fazer vendas via catálogo, atividade que era bastante comum na época.
Empreender requer coragem de fazer em meio às incertezas
Ainda cursando a faculdade, coloquei no ar um incipiente marketplace para distribuição de crédito e seguros, bem nos primórdios da internet, quando esse termo sequer era usado no Brasil. Era o princípio da Agiplan, financeira que deu origem ao que hoje é o Agi, e da minha conexão com o mercado financeiro.
Rapidamente, a empresa se transformou em um dos maiores distribuidores de crédito consignado do Brasil. E, nos anos seguintes, vieram muitas outras conquistas: a aquisição do Banco Gerador e o rebranding para Agibank, um dos primeiros bancos digitais do País, pioneiro no pagamento via QR Code, e depois, Agi, ampliando nossa oferta para além de produtos e serviços financeiros. Tudo o que eu pude conquistar até aqui foi fruto da coragem de fazer, mesmo cheio de incertezas e instabilidades.
Outro exemplo é Miguel Krigsner, que no final dos anos 60 abriu uma pequena farmácia em Curitiba focada em produtos manipulados. A loja, que foi ficando famosa na região e em todo o Brasil, deu origem ao Grupo O Boticário.
As histórias dos empreendedores costumam ter diferentes capítulos, mas todas elas têm em comum a coragem de começar mesmo sem certeza nenhuma. E, mesmo que a trajetória seja de sucesso, certamente cada um carrega a sua carga de fracassos e desafios que precisou vencer ao longo da jornada.
Ainda sou um dos mais jovens donos de banco no Brasil. Mas meu negócio não é emprestar, vender dinheiro ou serviços: nosso propósito no Agi é fazer o dia a dia das pessoas melhor, dar acesso e digitalizar uma parcela significativa da população que ainda está à margem do atendimento dos grandes bancos e dos neobanks.
E isso a gente só consegue mobilizando pessoas em torno dessa ideia para que elas, junto comigo, adotem atitudes empreendedoras dia após dia. Posso até ser o fundador, mas sem a coragem e a persistência dos nossos mais de 4,3 mil colaboradores a nossa história não seria tão bonita e exitosa.
São muito inspiradores os casos de pessoas que largaram tudo e se tornaram seus próprios patrões. O problema é que várias dessas histórias não mencionam os desafios e limitações profissionais de quem decide ser dono do próprio negócio. Por isso, um dos maiores desafios do empreendedor que espera alcançar o sucesso é aprender a fortalecer suas maiores habilidades e desenvolver algumas características que podem capacitá-lo para sua atividade. Saiba quais são essas características de um empreendedor de sucesso.
Características de um empreendedor de sucesso
Capacidade de planejamento
Além de se informar previamente sobre o produto ou serviço que oferece e de uma análise do mercado em que pretende atuar, o empreendedor deve ser capaz de planejar suas ações. Avalie sua situação antes de abrir o negócio, trace um objetivo e pense em estratégias para alcançá-lo, a partir de metas realistas e monitoramento constante.
Iniciativa
Depois de uma pesquisa detalhada da área na qual pretende atuar e de uma análise do mercado, o empreendedor de sucesso é aquele que encontra novas oportunidades de negócio e tem a iniciativa de investir no projeto mesmo que isso pareça difícil ou arriscado.
Qualidade
Muitas vezes o trabalho do empreendedor é solitário. Somado a isso, pode existir uma limitação de recursos e mão de obra, especialmente no início do negócio. Em vez de ver essa situação como um problema, foque na qualidade e eficiência do seu trabalho. Isso provoca uma melhoria contínua nos processos do seu negócio, estabelece práticas e padrões de qualidade a serem seguidos e consequentemente a satisfação dos clientes.
Perseverança
O caminho do empreendedorismo nem sempre é fácil e os obstáculos podem abalar sua confiança. Nesses momentos, seja perseverante, pois desistir não é atitude de um empreendedor de sucesso. Errou? Aprenda com esse erro e trabalhe para que ele seja uma possibilidade de êxito no futuro. As metas não foram cumpridas? Reavalie seu planejamento e trace novas estratégias.
Liderança
O empreendedor de sucesso é também um líder. Por isso, se você não tem experiência à frente de uma equipe, tente desenvolver suas habilidades de gestão. Esteja sempre disposto a ouvir, estimule sua equipe para garantir a motivação e o comprometimento de todos.
Essa é outra característica para transformar você em um empreendedor de sucesso e o que te ajuda a impor sua liderança é a confiança. O otimismo e a determinação mesmo diante das adversidades são transmitidos para sua equipe e sentidos também pelos seus clientes.
Coragem para correr riscos
Quem quer empreender precisa estar disposto a arriscar-se. Mas, atenção: trata-se da disposição a correr riscos calculados, com chances reais de sucesso. Isso quer dizer que você precisa avaliar cuidadosamente as alternativas e, a partir daí, assumir desafios e respondendo por eles.
Comprometimento
Sabe aquela história sobre vestir a camisa da empresa? Ela tem a ver com comprometimento, uma das chaves para um negócio bem-sucedido. É assumir as responsabilidades do negócio, atuar ao lado da equipe e sobretudo respeitar os clientes.