Uma estratégia assertiva leva a resultados satisfatórios independente do setor e do tamanho da empresa, mas há quem acredite que apenas as grandes empresas conseguem se beneficiar do marketing digital. De acordo com o co-fundador da MarketingChef, agência especializada em marketing gastronômico, um projeto bem-feito pode mudar histórias e transformar a forma como o setor de alimentação se comunica.
Quer saber como? O especialista em marketing afirma que aproximar do público depende da constância da sua marca e por isso, separou as principais dicas de estratégias digitais no marketing de restaurantes. Confira:
Relacionamento nas redes sociais
É importante ressaltar que o relacionamento entre marca e cliente pode mudar drasticamente o desempenho do seu restaurante. Os consumidores estão em busca de marcas que tenham o mesmo valor, que lutem pelas mesmas causas e que tragam conteúdo de valor para suas vidas. Nunca foi tão fácil vender depois que o cliente se tornou um brandlove da sua marca.
Público segmentado
O grande diferencial do marketing digital para restaurante é a personalização. Isto é, mesmo com tanta gente no ambiente digital, ganha quem sabe segmentar o público. Os pequenos empreendedores gastronômicos conseguem se comunicar com um público limitado, porém qualificado para trazer bons resultados à sua marca.
Na segmentação, alguns pontos importantes que podem ajudar na hora se comunicar com determinado público, são os cadastros dos clientes: Eles podem trazer dados como mês de aniversário, bairro, ou até mesmo o prato preferido.
Clientes fiéis
Além de uma boa comida, o relacionamento do seu restaurante com os clientes pode gerar ainda mais fidelização à sua marca. Principalmente porque os canais e as diversas ferramentas possibilitam o contato ativo, estimulando recompras e recomendação para outras pessoas. O que é muito vantajoso, já que a retenção de clientes vale mais a pena do que a nova aquisição.
Custo benefício
Esse é um dos pontos preferidos dos pequenos empreendedores de food service, já que o custo de investimento de estratégia digitais tem um retorno maior do que as estratégias tradicionais de antigamente.
Vale lembrar que uso das redes sociais é gratuito, e com uma estratégia de marketing digital para restaurante bem alinhada e definida, os resultados podem ser satisfatórios.
Planeje ações e campanhas
Não pense que apenas criar um perfil do seu estabelecimento nas redes sociais pode te trazer bons resultados. Para que toda sua estratégia digital dê certo, é preciso criar campanhas e ações de marketing que possam engajar o seu público.
Mas lembre-se, toda campanha precisa ter um objetivo central. Faça um plano de marketing que contenha as opções que serão aplicadas no período de tempo determinado.
Por exemplo, lançamento de produtos em períodos sazonais. Relançamento de um produto ou serviço que foi muito desejado, promoções especiais e até mesmo combos com produtos mais desejados.
Faça anúncio
É possível chegar longe com plataformas gratuitas sim, mas tudo vai depender do tempo que você quer colher esses resultados.
Os anúncios permitem atingir um público específico com base em interesse, idade, gênero e até raio de distância entre a sua marca e ele. Além de permitir o teste A/B e dar andamento no criativo que mais tem chances de alcançar o público certo.
O anúncio está aqui pra dar aquele empurrãozinho nos teus resultados. Por isso, vale lembrar: Aparece mais, quem paga mais.
Aposte no SEO
A pergunta que não quer calar, você já tem um site para restaurante? Se a resposta for não, podemos garantir que as vendas das suas empresas estão sendo comprometidas. Isso porque o site permite mostrar seus produtos 24h por dia durante 7 dias na semana, ou seja, todos os dias.
Com o uso de SEO local, vai ajudar o Google a atrair o público que procura pela sua marca, mesmo não sabendo que ela existe. Uma maneira de fazer o marketing local é criando o Google Meu Negócio. Isto é, quando uma empresa é cadastrada nesta plataforma, é preciso preencher uma ficha, e ter uma ficha no Google Meu Negócio gera mais credibilidade e visibilidade da marca para o seu cliente. Coloque-a como número 1 da sua lista de prioridades.
Abuse de e-mail marketing
É bastante comum que a compra não aconteça na primeira visita ao seu site, mas é importante capturar os dados desses contatos para possível conversão usando o e-mail marketing.
Uma das finalidades do e-mail marketing é guiar a jornada de compra do cliente, além também de entender quais os melhores canais, formatos de conteúdo e o momento ideal para chamar atenção do cliente em potencial. Outra grande vantagem do email-marketing é que todas as vezes que seus contatos consultam suas caixas postais, o email com a sua marca estará lá também, mesmo que ele não interaja com você, a marca se fará presente no dia a dia.
Convide influenciadores
Os pequenos empreendedores têm bastante preconceito com o trabalho de influenciadores, mas a internet está despojando desses conteúdos através deles.
Mas para que o retorno seja positivo e satisfatório, até mesmo dando mais valor a sua marca, é necessário encontrar um perfil que se alinhe aos valores da marca. Dica: Procure perfis de influenciadores que tenham o mesmo público que o seu.
A estratégia digital para pequenos empreendedores pode parecer complexa, mas é um momento de trabalhar com calma. Provavelmente terá alguns erros ao longo do caminho, mas os erros são frutos de tentativas.