Sem sombra de dúvidas, o Instagram, atualmente, é um dos melhores canais da Internet para divulgar produtos e/ou serviços e conquistar cada vez mais clientes.
No entanto, é preciso adotar estratégias adequadas para atrair o seu público-alvo, afinal de contas, não adianta apenas sair postando sem planejar o que está fazendo.
Diante disso, separamos algumas dicas para você ter sucesso na sua divulgação e venda pelo Instagram. Continue a leitura deste artigo e confira!
Dicas de como divulgar e vender mais no Instagram!
Embora pareça uma tarefa muito simples, é importante ter alguns cuidados e adotar algumas estratégias para que o seu negócio, utilizando o Instagram, obtenha o sucesso desejado.
Então, independente de você comprar semijoias para revender, ter uma loja de roupas ou ser um representante comercial, o Instagram é a plataforma perfeita para você divulgar um produto.
Veja algumas dicas a seguir:
1 — Dê preferência a fotos originais
Ao invés de buscar uma foto em bancos de imagens, como, por exemplo, no Google, tente você mesmo fazer a foto do seu produto e/ou serviço.
Imagens prontas não recebem o devido valor e, isso, até mesmo no que diz respeito aos algoritmos do Instagram.
As suas fotos devem ser tiradas com algum propósito por trás delas, garantindo consistência e passando sensação de confiança para os seus seguidores.
Caso não tenha criatividade ou tempo para fazer fotos, contrate um fotógrafo para que ele te ajude nessa missão.
2 — Estabeleça um padrão para as imagens
Pense em uma marca famosa, tipo a Nike, quando você entra no Instagram dela, rapidamente você já consegue identificar ser essa marca, isto é, somente com o padrão de imagens, o foco, a nitidez e o aspecto limpo delas é possível entender qual é a marca divulgada, concorda?
Então, essa estratégia de usar um padrão para as fotos as quais você vai postar é fundamental para consolidar a imagem da sua marca e produto/serviço.
3 — Instigue o seu público-alvo
Não basta apenas uma boa foto! Essa foto deve, certamente, ser capaz de mexer com os sentidos e as emoções de quem ver.
Para isso, tente conciliar a foto do seu produto e/ou serviço com a utilidade e a função dele, encontrando uma inspiração para que tal publicação provoque o seu público-alvo.
Por exemplo, se você vende joias, publique fotos de pessoas bem arrumadas e felizes usando os produtos.
4 — Use Hashtags da forma certa
Uma boa estratégia para divulgar o seu e-commerce e alcançar um maior número de pessoas é usar as hashtags nas suas publicações.
As imagens com hashtag não aparecem apenas na busca por meio de uma relação organizada em ordem cronológica, agora, há a chamada seção Top Posts, em que ficam ali as fotos com maiores destaques.
Mas, é essencial ter cuidado no momento de selecionar as hashtags, pois elas devem estar relacionadas intimamente ao produto que você está vendendo e ao post que você está publicando e sem exagerar nelas.
O uso em excesso de hashtags pode até provocar punições, como impedir, por determinado tempo, que o seu post tenha o verdadeiro potencial de alcance.
5 — Interaja com os seus seguidores
É fundamental criar uma certa proximidade com os seus seguidores, entendendo o que eles pensam, o que eles gostam, conhecendo o perfil e os desejos deles de modo geral.
Para isso, você deve criar meios de interagir com eles, criando enquetes nos stories, colocando caixinha de perguntas e utilizando as legendas dos posts.
Você pode fazer perguntas nas legendas para aqueles que te seguem interajam com você. Isso é muito bom para o engajamento!
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre como divulgar o seu produto e vender mais pelo Instagram, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática, não é mesmo?
Para isso, atente-se aos pontos supracitados e não deixe de compartilhar este artigo agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que estão interessadas em trabalhar com o Instagram.