Atualmente, fazer conteúdo de marketing digital para Instagram tornou-se a regra para o crescimento das empresas através do mundo virtual.
É preciso ter em mente que a maioria das pessoas no mundo inteiro usa as redes sociais diariamente, e o Brasil é destaque na transformação digital.
Pesquisas apontam que, em média, os brasileiros passam de 3 e 42 minutos por dia nas redes sociais, isso inclui o Instagram. Logo, fica evidente que a sua empresa deve seguir essa tendência.
Ao fazer conteúdo de marketing para Instagram, será possível expandir o público que tem contato com seus produtos ou serviços, bem como solidificar a autoridade da marca.
Outra estatística que ajuda a compreender a importância do conteúdo de marketing digital, é que 80% dos consumidores que compram pela internet, no Brasil, pesquisam tudo o que podem acerca dos produtos e serviços antes de os adquirir.
Isso significa que quanto mais informação de qualidade uma empresa entrega, maior será a chance de conversão de clientes.
Mas se engana quem pensa que basta fazer um post no perfil da empresa e isso renderá resultados.
Justamente por essa rede ser tão usada, por pessoas e instituições, ela tornou-se um ambiente altamente competitivo, onde é necessário usar estratégias comprovadas a fim da criação de conteúdo de marketing digital para Instagram render os resultados esperados.
Aliás, é importante lembrar que o Instagram é a rede ideal para divulgar de uma forma sucinta, interessante e divertida acerca de produtos ou serviços.
Já que é um local onde postar fotos, o ideal é investir nessa parte.
A identidade visual, a originalidade e qualidade da imagem, aliada a uma legenda estratégica, permite que a publicação se adeque à marca e alcance as pessoas desejadas.
Como atrair público no Instagram?
O significado do sucesso de uma marca no Instagram pode se desdobrar em alguns elementos.
O primeiro deles é a qualidade do conteúdo de marketing digital, já que fazer um conteúdo ser relevante exige estudo não apenas da persona e do mercado, mas do próprio produto em si.
Trabalhar com informação envolve pesquisa constante acerca do produto ou serviço. É importante buscar novos assuntos e temas, bem como formas inovadoras de fazer a sua veiculação.
O segundo elemento do sucesso é o engajamento. Isso se reflete tanto na quantidade de curtidas quanto nos comentários e compartilhamentos. É preciso incentivar a interação com o público, responder os comentários e, assim, criar e cultivar um relacionamento pautado na fidelidade.
Mas é possível incrementar o conteúdo de marketing digital com duas técnicas: Guests Posts e SEO Off Page.
Você sabe o que é Guest Post?
Bom… ao contrário do que muitos pensam, o guest post é uma técnica de publicar um conteúdo em uma mídia de terceiros (parceiros de conteúdo, parceiros comerciais).
Geralmente os guest posts acontecem em blogs! Mas nada impede que ele se expanda e vá para as redes sociais!
As publicações de influencers, por exemplo…
São consideradas guest posts, desde que não haja um valor monetário entre a “negociação”.
Como é o caso, por exemplo, de empresas parceiras que trocam conteúdos, publicações em prol do engajamento de novos clientes.
E para finalizar as sobre o quesito de “parcerias”, recomendamos que explore o link building e veja como estratégia pode colocar seu site no topo dos motores de busca!
Além deste, alguns exemplos de marketing de conteúdo engajam uma grande quantidade de novos leads!
Minha dica é: explore o engajamento de leads, realizando parcerias!
Conteúdo de marketing digital para Instagram
Hoje em dia, o Instagram é uma rede social bem diversificada, que permite uma propagação de diversos tipos de conteúdo. Siga as 15 dicas a seguir para implementar todos no perfil da sua empresa.
- Conheça o comportamento da persona: É preciso conhecer os hábitos do seu público ideal. Quais conteúdos o interessa mais, quais as formas de interação. Faça isso diretamente, através da pesquisa e posts interativos. Colete as informações e crie relacionamento em simultâneo, para criar conteúdo de marketing digital que atraia essas pessoas.
- Formatos diversos: Um Instagram movimentado, geralmente, é uma página que usa e abusa de tudo o que a plataforma oferece. Stories, reels, posts de carrossel. Descubra, através das estatísticas, qual post recebe mais atenção em, qual dia da semana e diversifique o conteúdo.
- Planejamento e improvisação: Evite imprevistos com um plano antecipado de postagens, o que inclui datas comemorativas e mais propícias à venda dos produtos. Porém, não deixe de improvisar com posts criativos e que recebem a atenção de muitas pessoas no momento. Seguir as chamadas “trends” pode ajudar a aumentar os seguidores e o engajamento.
- Algoritmo e qualidade: Um não pode suplantar o outro. Mesmo que você tenha atenção aos critérios do algoritmo, jamais deixe de fazer um conteúdo de marketing digital para Instagram voltado para as necessidades do público.
- Estude os horários: Isso depende de conhecer a persona e de estudar as estatísticas, os “insights” que o Instagram oferece. Um dos dados é em qual horário o seu post recebeu mais visualizações. Busque o padrão e poste com frequência nesse horário.
- Bastidores: Por que não mostrar um pouco ao cliente os bastidores da empresa, até mesmo da criação do conteúdo? Isso é uma forma de promover um melhor relacionamento e trazer o elemento pessoal à sua marca.
- Conteúdos de dicas com passo a passo: Por exemplo, se uma empresa vende produtos para a pele, uma boa ideia é fazer um post carrossel com o passo a passo de como aplicar o produto. Essa ideia se aplica a muitos tipos de produtos ou serviços.
- Perguntas: O Instagram oferece caixa de perguntas e enquetes para você poder interagir com o público. É mais uma forma de engajamento e de descobrir na fonte de como produzir mais conteúdo de marketing digital para Instagram.
- Reflexões: Conteúdo com frases inspiradoras de livros, autores, filmes, etc. Um post simples, que as pessoas costumam salvar ou compartilhar e que ajuda a estabelecer os valores da marca.
- Memes: Muita atenção neste tipo de conteúdo! O meme é bem compartilhável e a maioria das pessoas gosta, mas é preciso correlacionar o meme com as informações e valores de sua marca.
- Posts com dados interessantes: Para conseguir esses dados, fique por dentro dos portais de notícia, perfis, blogs e fóruns relacionados ao seu produto ou serviço. O próximo passo é transformar essas informações em um post chamativo.
- Listas: Assim como o passo a passo e os posts com dados, criar listas também é uma ótima forma de conseguir curtidas. São informações que podem ser assimiladas com a rapidez que uma rede social pede.
- Cases de sucesso: Compartilhe no Feed ou nos stories as histórias de clientes satisfeitos. Quem trabalha com marketing sabe que esse é um gatilho poderoso e faz toda a diferença na mente do consumidor. Uma história de sucesso pode ser o empurrão que fará o cliente decidir pela compra.
- Concurso de ideias: Esse tipo de conteúdo é o auge da interação no conteúdo de marketing digital para Instagram. É quando a sua empresa instiga o cliente a participar de decisões, como, por exemplo, na criação de uma nova embalagem para o produto. Faça o protótipo de duas e convoque o público a eleger a favorita.
- Marcação de amigos: Através dos posts, incentive os seguidores a marcar seus amigos. Use fotos e posts atrativos, que valem o compartilhamento e a marcação. Use também hashtags para ficar ainda mais fácil para as pessoas encontrarem sua publicação.
Ferramentas para Instagram
Diante de tantas dicas e ideias de conteúdo, é preciso conhecer as principais ferramentas de conteúdo de marketing digital para Instagram.
- Canva;
- InShot;
- BuzzSumo;
- AfterLight;
- Studion mLabs;
- Layout from Instagram;
- Over;
- Horizon;
- Boomerang;
- Quik;
- Magisto;
- Tag it;
- All Hashtag;
- Hype Link;
- Linktree;
- Snapseed;
- VSCO;
- Repost for Instagram.
Cada uma dessas ferramentas pode ser utilizada, a depender de qual tipo de conteúdo for usado. Algumas são para criação e edição de imagens, outras para edição de vídeos, outras para encontrar hashtags e ainda aquelas que servem para colocar à disposição do público todos os links relacionados aos seus conteúdos e informações.
Conclusão
Criar conteúdo de marketing digital para Instagram pode ser um desafio, mas essa rede social é o veículo mais poderoso de comunicação rápida, alcance e engajamento de pessoas que existe.
Se o cliente está na rede social horas por dia, sua empresa deve marcar presença por lá também.
Uma vez que um investimento e planejamento for realizado, as estratégias fluirão e as estatísticas da plataforma começarão a subir.
Por fim, a consequência será aumento de público, de autoridade da marca e de conversões.