Cinco dicas de como usar o whatsapp para negócios

O whatsapp é de propriedade do Facebook e o aplicativo de mensagens instantâneas de maior popularidade do mundo, suportando mais de dois bilhões de usuários em todo o planeta. Desse modo, países como Índia e Brasil, têm mais de 400 e 120 milhões de utilizadores ativos diários, respectivamente. Além disso, as nações com alta concentração de adeptos são Holanda (85%), Espanha (83,1%) e Itália (83%).

Assim, em janeiro de 2018, considerando a alta demanda por alavancar o whatsapp para uma perspectiva de negócios, o Facebook lançou o aplicativo WhatsApp Business. Que possui recursos impressionantes, como:

  • Catálogo;
  • Mensagens automatizadas;
  • Atalhos para resposta rápida;
  • Rótulos;
  • Perfil de negócios.

E acredite, onde há clientes em potencial, há um mercado para vender bens e serviços. Assim, aproveitando o whatsapp, os proprietários de empresas podem expandir largamente seus negócios, alcançando  possíveis consumidores.

Por isso, o WhatsApp Business foi criado especialmente com os pequenos empreendedores em mente. Pois ele pode ajudá-los na conexão com seus clientes, apoiando-os no atendimento do freguês imediato e personalizado. Então, se gosta de usar o whatsapp no comércio, este artigo é para você. Visto isso, implemente essas dicas de como usar o whatsapp para os negócios e garanta mais vendas e lucros!

1 – Crie um perfil comercial

Para expandir seus negócios usando o whatsapp, o primeiro passo será instalar o WhatsApp Business no smartphone.

A próxima etapa consiste em criar o perfil da sua empresa e preencher todos os detalhes do negócio, como nome, horário de funcionamento e fechamento, link do site, categoria do comércio, incluindo descrição e endereço do pequeno empreendimento.

Dessa forma, quando os visitantes abrirem seu perfil, eles verão todas as informações sobre o negócio. Isso torna mais fácil para os clientes em potencial entrarem em contato com você ou se engajarem para a conversão.

2 – Cumprimente os clientes com mensagens de boas-vindas

É sempre bom receber os clientes com uma mensagem calorosa de boas-vindas. Sendo assim, o whatsapp tem um recurso para enviar mensagens de saudação para os fregueses que mandarem mensagem pela primeira vez ou após 14 dias sem atividade. Mas para fazer isso, siga estas simples etapas:

Abra seu aplicativo WhatsApp Business;
Vá em configurações;
Agora acesse ferramentas de negócios;
Ative “Enviar mensagem de saudação” e escreva sua mensagem de cumprimento.

3 – Crie um catálogo

O catálogo é um dos melhores recursos do WhatsApp Business, pois permite que as empresas criem um catálogo de produtos. Portanto, no catálogo de produtos, você pode adicionar várias coisas como:

  • Nome do Produto;
  • Descrição pequena;
  • Preço de um produto;
  • Link da página do produto;
  • Uma imagem.

Com isso, os clientes não precisam abrir o site para conhecer os produtos e podem fazer pedidos facilmente pelo whatsapp. Desse modo, você deve criar um catálogo dos produtos e serviços mais vendidos. Pois a ferramenta permite compartilhar catálogos com os consumidores e facilita a venda de artigos usando o whatsapp.

4 – Suporte ao cliente

Ter a opção de entrar em contato com o dono da loja via whatsapp permite o engajamento do cliente. Além do mais, isso dá ao comerciante a chance de incentivá-lo a comprar, resolvendo suas dúvidas instantaneamente em uma plataforma fácil de usar e, portanto, beneficiando o negócio.

5 – Crie conteúdo útil

Criar conteúdo útil, informativo e educacional é benéfico para construir uma base de clientes fiéis. Visto isso, o whatsapp pode ser uma plataforma para comercializar esse conteúdo e agregar valor aos seus fregueses. Em que fatores como o aumento do uso do whatsapp e a interface de usuário extremamente fácil são responsáveis pelo maior consumo de conteúdo no aplicativo.

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