Você já percebeu como as pessoas estão conectadas à internet ao longo de um único dia, e como isso pode impactar no marketing digital da sua empresa?
Ao acordar, muitas pessoas utilizam o despertador de um celular, um dos principais aparelhos eletrônicos que permite acesso a portais de notícias, sites empresariais e redes sociais.
Ligando a TV smart, pode fazer uma programação própria, utilizando uma plataforma de vídeos ou um aplicativo dedicado a músicas e podcasts.
A automação residencial é outra novidade que está ganhando campo em casas, sobrados e apartamentos.
Isso porque as assistentes virtuais estão à disposição no mercado, sempre prontos para ajudar os moradores com informações, ou divertindo com músicas e contando histórias.
Sejam empreendedores que estão começando agora no mercado, ou mesmo empresas devidamente instaladas, é possível aproveitar todos esses equipamentos e investir no marketing digital
1 – Todo início requer planejamento apropriado
Traçar metas e objetivos é uma forma de iniciar qualquer plano de negócios, e isso deve incluir a criação de uma campanha publicitária que inclua o Marketing Digital de qualquer maneira.
Em pleno século XXI, com todos esses aparelhos eletrônicos disponíveis à população, é importante ter um planejamento, independentemente de qual seja o modelo de negócio disponibilizado ao mercado consumidor.
Sendo assim, é necessário determinar em como o marketing digital pode ajudar, seja melhorando o posicionamento da marca dentro do ambiente virtual, ou na geração de leads para direcionar à equipe de vendas.
Além disso, é possível manter um relacionamento entre empreendimento comercial e público que precisa de um direcionamento.
2 – Investimento voltado para ranqueamento de site
A criação de um site é muito importante para qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade.
Não precisa ser, a princípio, uma loja virtual ou a entrada logo de início em um marketplace, local que reúne diversas empresas, oferecendo os mais variados produtos e serviços.
Entretanto, o site pode apresentar as metas e objetivos da empresa, assim como a visão e os valores defendidos. A equipe de trabalho também pode ser apresentada, além de dispor de canais de comunicação como:
- E-mail para contato;
- Mensageiros eletrônicos;
- Redes sociais;
- Telefone.
Para uma divulgação ampla, vale a pena investir em ferramentas disponíveis na internet, como anunciar no Google Ads para aparecer na página de resultados a partir de uma pesquisa.
Isso demanda o trabalho de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, o emprego de palavras-chave e estratégias dentro da página e dos conteúdos que possam direcionar os usuários para seu site, quando relacionado à pesquisa feita por esse usuário.
3 – Público se reconhece nas redes sociais
Um fenômeno que não para de crescer são as redes sociais. Elas estabeleceram uma nova forma de se comunicar na Era da Informação, proporcionado pela internet.
Assim, as empresas devem manter páginas comerciais dentro de cada rede social disponível, ou ao menos naquelas que possuem maior alcance para se comunicar com o público ideal.
Dessa forma, é imprescindível que todo e qualquer empreendedor entenda como funciona o Facebook Ads e inclua anúncios para poder alcançar sua audiência.
Isso é possível porque a própria plataforma da rede social permite ajustes como:
- Assuntos de interesse;
- Faixa etária;
- Gênero;
- Localização.
As pessoas se reconhecem nas redes sociais, pois são elas que funcionam como um motor, curtindo e compartilhando postagens e tudo que pode ser de interesse do público.
4 – Explore a marca por meio de fotos e imagens
É preciso ter relevância para o público-alvo, de alguma forma. Por isso as empresas devem criar uma persona própria, ou seja, um cliente ideal fictício para traçar os materiais que melhor se comuniquem com essas pessoas.
Por meio de fotos e imagens, é possível alcançar um público interessante, investindo em Instagram Ads, outra rede social em alta e que conta com figuras como influenciadores digitais para tornar as ações ainda mais efetivas e para comunicar com comunidades mais específicas.
Para quem quer ter a marca associada a uma figura pública, esse é um canal bastante propício e que ajuda bastante no marketing digital.
Conclusão
Se a sua empresa não está presente nas plataformas de busca, nas redes sociais, ou não possui um site para chamar de seu, o empreendimento comercial está muitos passos atrás da concorrência que acredita em conteúdo digital.
A própria mudança de hábito dos consumidores está exigindo que as empresas se adaptem à nova realidade, que é um mundo virtual que facilita a vida em muitos pontos.
Por fim, é importante reforçar a contratação de mão de obra especializada, com profissionais que entendam quais as ferramentas mais apropriadas.
Do mesmo modo, é necessário fazer um acompanhamento regular. Afinal, as métricas podem auxiliar nos ajustes necessários para alcançar um público-alvo adequado à marca, aos produtos e serviços oferecidos.
Vale lembrar, enfim, que cada empresa tem características próprias, clientes que carecem de atenção e aqueles que estão fidelizados, ajudando até mesmo na divulgação orgânica.
Por fim, a presença nas plataformas digitais apenas fortalece a marca e mostra que a empresa está à disposição, junto com o cliente sempre que necessário, fortalecendo sua imagem junto ao público.