Atrás apenas do Natal, a Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. Em 2021, as vendas no e-commerce foram de R$4,18 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 6% nas vendas digitais em relação ao ano interior.
Neste ano, a data foi confirmada para o dia 25 de novembro, e será uma ótima oportunidade tanto para os consumidores quanto para os lojistas.
Antes de darmos início às estratégias, vamos dar uma olhada nos produtos mais vendidos na Black Friday.
• 36,50% – celular/smartphone
• 36,30% – eletrodomésticos
• 29,30% – televisores/vídeo
• 24,10% – informática/tablets
• 22,40% – móveis/decoração
• 22,20% – moda/vestuário
• 21,30% – eletroportáteis
• 19,20% – viagens
• 16,80% – beleza
• 12,60% – livros/papelaria
De acordo com o site oficial da Black Friday Brasil, os produtos mais procurados durante o evento são os celulares/smartphones, seguidos dos eletrodomésticos e televisores/vídeos, assim, como mostrado na lista acima.
1. Campanha pré-venda
Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce. Várias marcas usam essa estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas.
Além de aumentar a base de clientes, esse “esquenta” apresenta ao consumidor ofertas e promoções interessantes.
Porém, essa estratégia é recomendada para ser realizada mais próximo da verdadeira Black Friday. Assim, os consumidores conseguem associar esses dois eventos, e a campanha tem o alcance esperado.
2. Reforce o seu estoque
É de se esperar que durante a campanha a procura por produtos irá crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e as condições ofertadas favorecem essa demanda.
Na Black Friday, o maior diferencial é oferecer descontos agressivos. Porém, não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.
A sugestão é escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo. Faça uma ótima negociação com os fornecedores e reforce o estoque desses produtos.
Não tente fazer uma promoção tímida (pequenos descontos, como 5%) em todos os produtos. A diversidade não funciona bem na Black Friday.
Seja bastante agressivo em sua oferta – a criatividade da campanha tem grande peso nas vendas também.
3. Crie uma jornada completa
Pense em todas as etapas da venda e valorize a criação de ações que encantem o cliente.
Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.
Invista em marketing digital – campanhas no Facebook e no Instagram são uma ótima recomendação para segmentar e engajar o público ideal.
De acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar uma compra online. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.
4. Planeje a ação de marketing digital
Não deixe para fazer as ações de marketing de última hora, isso pode atrapalhar e muito suas vendas.
Planeje com pelo menos 40 dias de antecedência. Uma das principais estratégias é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram da sua loja virtual ou que de alguma forma já se envolveram com sua marca.
Vender para quem já é seu cliente ou conhece o seu negócio é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.
Faça também ações de e-mail marketing. Essa estratégia é orgânica, e você poderá se surpreender com a taxa de conversão vindo dos e-mails.
Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu produto campeão, e oferecer um superdesconto.
Em campanhas no Google, vale a pena sempre colocar nas descrições as palavras Black Friday.
5. Atenção com o frete
Caso o cliente entre na sua loja e veja alguma ação enganosa, isso não só pode afetar suas vendas, mas também sua empresa.
Esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informação sobre a entrega e o prazo.
Mostre com clareza o prazo da sua entrega – o alinhamento com seus fornecedores e transportadores também é fundamental, pois você precisa passar um prazo de entrega real aos clientes.
6. Invista na estrutura do site
Imagine o seguinte cenário: você cria campanhas e promoções super-relevantes, mas na hora em que o cliente chega ao site, ele está sem estrutura, sem padrões e nada de comunicação da Black Friday. Isso é o mesmo que dar um “tiro no próprio pé”.
De acordo com o Reclame Aqui, o segundo motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday de 2015 foi a dificuldade em finalizar a compra.
Crie uma identidade visual que converse com o tema da Black Friday, crie categorias à parte – se for o caso, faça um diagnóstico completo para que não gere nenhuma insatisfação por parte do cliente.
7. Campanha
Assim como o Natal e o Dia das Mães, a Black Friday também é uma sazonalidade, por isso, se atente para a identidade visual da campanha, invista em uma comunicação que converse com seu público.
Essa comunicação pode ser direcionada para banner, anúncios de campanhas, vídeos, e-mail, entre outras ações.
Lembre-se: a criatividade é uma das melhores estratégias para atrair seu público, já que o mercado vai estar repleto de campanhas da Black Friday. Portanto, quem tiver a melhor oferta, a melhor comunicação e criatividade estará um passo à frente.