6 dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

Não é nada raro que uma loja virtual enfrente problemas com a tal taxa de conversão – uma métrica muito utilizada para mensurar quantos visitantes de um site se transformam, de fato, em clientes. Porque uma coisa é atrair tráfego, um bom número de visitas, e outra é convencer esses visitantes a comprar os produtos divulgados na plataforma.

Fato é que existem diversos motivos que podem influenciar o aumento ou a depreciação dessa métrica. Por mais que a conversão seja um assunto angustiante para muitos empreendedores, existem estratégias que valem a pena colocar em prática.

1- Boa navegabilidade

Um cliente, uma vez em seu e-commerce, quer ter tudo à mão. Por isso, as expectativas em cena são voltadas para que a compra não seja dificultada. Ou seja, uma navegabilidade ruim prejudica, e muito, a taxa de conversão. Por isso invista em plataformas, ferramentas e serviços automatizados que proporcionem uma excelente experiência de compra e evitem o temido abandono de carrinho.

2- Slot de entregas

Diferencial e praticidade são palavras-chaves aqui. Isso porque o slot de entregas consiste em uma customização capaz de reduzir a jornada do cliente no checkout.

Na aplicação nativa existe uma funcionalidade em que o usuário precisa abrir um calendário para selecionar o dia e o horário, mas com essa personalização é possível reduzir o processo de agendamento para apenas um clique, proporcionando mais praticidade ao cliente final.

3- Preço à vista

Outra funcionalidade que faz a diferença é a exibição do preço à vista. A partir dessa feature é possível mostrar no resumo do pedido o valor do produto acompanhado do seu valor à vista, que fica posicionado logo abaixo. Essa informação fica visível em todas as etapas do checkout, permitindo que o cliente analise a opção de pagamento que o atende melhor.

4- Validação de CPF no checkout e login

Essa tática bloqueia a edição do campo de CPF, impedindo a criação de contas com um CPF já cadastrado, baseado em consultas no banco de dados da VTEX (plataforma de comércio digital para grandes empresas). Essa ação, além de evidenciar o engajamento em segurança do e-commerce, favorece o processo de login.

5- Método de pagamento personalizado

Desenvolver um fluxo completo de aquisição dentro do e-commerce para o primeiro uso de uma determinada via de pagamento pode ser uma boa pedida e um diferencial e tanto. Essa iniciativa consiste em adicionar um método customizado com as regras e preferências do lojista. Que tal?

6- Otimizar processos é o caminho

Implementar uma estrutura de compilação dos arquivos do checkout, por exemplo, permite a injeção de React, o que otimiza o processo de desenvolvimento e a velocidade de carregamento das customizações.
Como se vê, há inúmeras estratégias que podem ser desenvolvidas quando o assunto é taxa de conversão. A lista não para por aí! Cabe a cada empreendedor dar a devida atenção ao assunto e correr atrás de soluções que viabilizem a caminhada. Investir em plataformas que podem ser a ponte para impulsionar essa temida métrica é uma saída mais do que certeira.

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