Marketing Digital para Imobiliárias: Conheça 8 ferramentas

Estar presente no ambiente digital é uma obrigação para praticamente todos os negócios que buscam o sucesso atualmente. As novas tecnologias e a internet dão as coordenadas aos clientes em busca de produtos e serviços e às empresas que objetivam a aproximação e a fidelização de seus consumidores.

Sendo assim, o marketing digital para imobiliárias não é mais novidade ou diferencial. É uma necessidade para se manter competitivo em um ramo cada vez mais disputado. É preciso identificar quais as estratégias mais adequadas para se destacar no ambiente online.

Neste post, apresentamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas com sucesso por imobiliárias de todos os portes. Confira de que forma elas podem impulsionar o seu negócio.

Afinal, por que utilizar marketing digital nas imobiliárias?

As transformações pelas quais o ambiente de negócios passou nas últimas décadas e os avanços nas tecnologias e comunicações foram especialmente sentidas no ramo imobiliário. Hoje, é muito pouco provável que alguém saia de casa para negociar um imóvel sem antes realizar uma boa pesquisa na internet.

Tampouco é possível que a imobiliária obtenha sucesso no modelo tradicional de atuação passiva, aguardando nos plantões pelos clientes que acessam as ofertas de imóveis em classificados de jornal. É preciso proatividade para ir ao encontro do cliente e se mostrar relevante para auxiliá-lo a atingir seus objetivos.

No entanto, isso precisa ser feito por meio de estratégias digitais, que incluem o uso correto e eficiente da internet, das redes sociais, de conteúdo de relevância e muito relacionamento. Além de ser uma estratégia de custo reduzido, o marketing digital permite uma comunicação com o cliente mais eficiente e personalizada, com alto poder de engajamento.

Quais as principais ferramentas que podem ser utilizadas?

Conheça, a seguir, algumas ferramentas que podem ser utilizadas em sua estratégia de marketing digital para imobiliárias e saiba quais resultados elas podem trazer para seu negócio. Separamos as 8 principais!

1. Inbound marketing

inbound marketing é uma estratégia que busca inverter a ordem tradicional da relação da empresa com o consumidor. A ideia é não mais correr atrás do cliente, e sim, ser procurado por ele. Para isso, são utilizadas ferramentas como a produção de conteúdo, o SEO e as redes sociais.

Embora recente, o inbound marketing se propagou com rapidez, acompanhando o crescimento dos negócios no ambiente digital. Hoje, é uma das estratégias mais efetivas de atração e conversão de clientes.

Uma estratégia de inbound marketing envolve, pelo menos, quatro etapas: atração, conversão, venda e análise. Ela permite transformar pessoas que sequer conhecem o seu negócio não apenas em clientes, mas em verdadeiros multiplicadores de seu produto ou serviço.

Por característica, o mercado imobiliário pressupõe aspectos específicos quanto ao inbound marketing. Diferentemente de outros negócios, a compra de um imóvel não se resolve de forma 100% online. Assim, o processo de geração e qualificação de leads se complementa com outros processos de venda, o que não o torna menos eficiente.

2. CRM

Um CRM, ou Customer Relationship Management, é uma solução que ajuda a atrair e fidelizar os seus clientes, tornando-os o centro das práticas de gestão da empresa. O acesso ágil e sistematizado dos dados de cada contato permite tornar mais eficientes todas as etapas do processo de negociação, da prospecção ao pós-vendas.

A ferramenta centraliza todas as informações e documentos dos seus clientes, tornando-se essencial para que se identifique suas demandas e necessidades. Assim, a eficiência na conversão em vendas é bem maior, já que o CRM fornece os dados necessários para aprimorar as estratégias de aproximação e negociação.

O CRM aumenta a produtividade e a eficácia no relacionamento da imobiliária com seus clientes, seja qual for o seu perfil e o seu objetivo. Uma ferramenta como o inGaia Imob, por exemplo, permite automatizar as rotinas da empresa, centralizando todos os processos de vendas.

3. Marketing de indicação

O tradicional boca a boca entre clientes pode se tornar uma eficiente estratégia de negócios. Porém, o marketing de indicação ainda não recebe a devida atenção no ambiente de negócios no Brasil — e não é pouco o que se perde sem ele.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Buzzlead, mais de 90% dos consumidores dizem ter total confiança em empresas, produtos e serviços indicados por amigos ou familiares. Startup com atuação focada no marketing de indicação, a Buzzlead destaca a geração de valor alcançada quando se é indicado por alguém da confiança do cliente.

A possibilidade de chegar a um novo consumidor por indicação de um antigo ganhou projeção com as redes sociais. Portanto, se antes era preciso encontrar um amigo para indicar a ele um produto ou serviço, agora, as redes sociais facilitam esse contato.

Para o sucesso do marketing de indicação no mercado imobiliário, a Buzzlead indica a observação de quatro pilares:

identificar o momento de pedir que um cliente o indique;
disponibilizar as ferramentas para que ele faça essa indicação;
oferecer uma recompensa;
ser transparente com quem indica, cumprindo o prometido.

4. Mídia paga

Os anúncios pagos podem ser uma excelente forma de entrar no radar de seus clientes, direcionando seu conteúdo para um público-alvo específico e segmentado, potencializando o alcance do seu negócio.

A mídia paga é uma ótima opção quando se necessita de resultados rápidos em sua estratégia de negócios. A grande decisão, no que se refere ao uso dessa estratégia de marketing, é onde concentrar seus investimentos.

Entre as opções a se avaliar, estão as plataformas de busca, como o Google, que permitem melhorar a posição de sua marca nas pesquisas. Já os anúncios em redes sociais têm entre suas vantagens a segmentação do público-alvo. Uma terceira oportunidade de investimento, que pode ser bastante efetiva no mercado imobiliário, diz respeito aos portais imobiliários.

5. SMS

É muito provável que você já tenha utilizado muito esse recurso, embora outras formas de contato, como os aplicativos de comunicação, tenham ganhado muito espaço nos últimos anos. A sigla SMS quer dizer “Short Message Service”, que pode ser traduzido para o português como “Serviço de Mensagens Curtas” — e continua sendo uma ótima maneira de contatar clientes.

O foco é o texto, geralmente curto, chegando diretamente no celular. Apesar do limite de caracteres, é uma alternativa excelente para enviar descontos, demonstrar novidades e seguir com o fluxo de nutrição. Além disso, é simples, não custa muito e tem uma boa abrangência, uma vez que boa parte das pessoas está sempre com o celular na mão.

6. WhatsApp

Falando em opções que ganharam espaço nos últimos anos, não podemos deixar de citar o WhatsApp, que é, de longe, o aplicativo de comunicação mais popular no Brasil. Ele caiu no gosto das pessoas por uma série de motivos, dentre os quais, podemos destacar a facilidade no uso, a interface intuitiva, a possibilidade de enviar imagens e anexar documentos, e muito mais.

São nada menos do que bilhões de mensagens enviadas todos os dias, com versões para o celular e para desktops. Para quem atua no setor imobiliário, é uma ótima ferramenta, que pode ser usada para atrair e se relacionar com os clientes. No entanto, é essencial ter cuidado com os horários e não ficar mandando ofertas de imóveis o tempo todo, até para não acabar bloqueado.

7. Redes Sociais

As redes sociais produziram um impacto enorme nos hábitos de consumo em nossa sociedade, mas muitos corretores e gestores ainda não entenderam como elas podem ser úteis e incríveis ferramentas de marketing digital para imobiliárias. Existem mídias de todos os tipos no segmento, nas quais você pode atrair um contingente imenso de clientes em potencial.

No Facebook, por exemplo, você pode fazer um perfil institucional e publicar anúncios, compartilhar conteúdos relevantes e divulgar suas formas de contato. O Instagram é mais voltado para fotografias e vídeos curtos, o que pode ser excelente para exibir os imóveis da sua carteira. Não se esqueça, também, de ter um perfil ativo no LinkedIn, a rede social do meio corporativo.

8. E-mail marketing

Por fim, não poderíamos fazer uma lista com as melhores ferramentas de marketing digital para imobiliárias sem citar o e-mail marketing. Há algum tempo, muita gente achou que a estratégia estaria fadada ao fracasso, pois começaram a surgir opções mais dinâmicas, como o SMS e o WhatsApp. No entanto, o tempo passou e mostrou que elas não poderiam estar mais enganadas.

A maioria das pessoas continua usando o correio eletrônico diariamente. Por isso, ele continua sendo uma boa escolha para quem deseja manter um contato mais formal com seu público-alvo, permitindo o envio de promoções, anúncios, newsletters e conteúdos segmentados, sempre com a devida autorização prévia.

Essas são algumas das mais eficientes ferramentas de marketing digital para imobiliárias. Elas podem ser desenvolvidas de forma conjunta e aliadas a outras iniciativas para reforçar sua relevância junto aos seus clientes. O mais importante é que sua presença online seja eficiente.

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