O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos que acessam os perfis todos os dias. Por isso, é importante usar as estratégias de marketing adequadas e adotar boas práticas para aumentar o alcance e a visibilidade dos negócios. As empresas precisam aprender como turbinar as vendas pelo Instagram para aproveitar melhor esse potencial!
Se você acompanha as principais tendências de vendas online, deve estar em busca das melhores dicas de como turbinar as vendas pelo Instagram, certo? Afinal, essa é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos que acessam os seus perfis diariamente.
Por esse motivo, preparamos esta coluna para apresentar algumas das melhores estratégias que você pode utilizar para aumentar as vendas pelo Instagram. Boa leitura!
Use posts patrocinados
Ao navegar pelo Instagram, você já se deparou com anúncios de produtos ou serviços no seu feed, nos stories ou no menu explorar, certo? Mesmo que, muitas vezes, você nem perceba, esses links estão sempre por lá e representam o esforço das empresas para chamar a atenção do público e, assim, aumentar as vendas.
Esses links patrocinados, que podem aparecer tanto em formato de imagem quanto de vídeo, têm se apresentado como uma excelente estratégia para turbinar as vendas pelo Instagram. Por isso, se o seu objetivo é ter bons resultados, você deve começar a utilizá-los agora mesmo!
- Segmentar o seu público;
- Usar imagens atrativas;
- Utilizar uma boa CTA (call to action);
- Publicar no feed e nos stories.
Agora que você já sabe quais são os requisitos básicos de como fazer um bom anúncio patrocinado, deve estar se perguntando como criar um, certo? Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:
- Ter um perfil comercial no Facebook;
- Abrir o “Gerenciador de Negócios” do Facebook;
- Completar o cadastro;
- Seguir as etapas apresentados na tela.
- Pronto! Basta inserir o conteúdo do anúncio, que depois de algum tempo, ele será exibido para uma audiência qualificada.
Faça parcerias com micro ou influenciadores
Fazer parcerias com microinfluenciadores ou com aqueles influencers de maior sucesso na internet também é uma ótima estratégia para turbinar as vendas pelo Instagram. Afinal, essas pessoas têm seguidores fiéis, que levam a sua opinião muito a sério, e que ficam tentadas a consumir algum produto ou serviço após algum conteúdo publicitário, seja pela confiança no interlocutor, seja pela curiosidade que pode ser despertada após a postagem.
Publique fotos de qualidade
O uso de fotos de qualidade e atrativas é essencial para turbinar as vendas pelo Instagram. Como essa rede social tem um apelo visual muito forte, é por meio das imagens, principalmente, que você consegue chamar a atenção do leitor.
Utilize legendas criativas
O uso de legendas criativas também é uma excelente estratégia para turbinar as vendas pelo Instagram. Afinal, elas têm o grande potencial de despertar o interesse e a curiosidade do leitor para a sua publicação. Além disso, ao incluir uma legenda envolvente, você pode estimular a interação dos seus seguidores com as suas fotos ou vídeos.
Transforme tendências de Reels para negócios
O Reels é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Instagram que podem ajudar a sua empresa a alavancar as vendas. Eles são vídeos com duração de até 60 segundos, em que podem ser incluídos áudio e efeitos visuais para chamar a atenção dos usuários.
Com o seu uso, você consegue fazer uma divulgação mais eficiente da sua marca e, ainda, promover o engajamento da sua audiência, devido à maior preferência por esse formato de conteúdo. Veja algumas dicas de como fazer bons reels para o seu negócio:
DICA BÔNUS:
Faça um bom planejamento de marketing
Ter um bom planejamento de marketing pode ser o fator decisivo para o sucesso do seu negócio no meio digital.
No mundo ideal você tem todo o tempo do mundo mas vamos fazer um plano de emergência
Responda essas 5 perguntas:
- Qual problema sua empresa resolve? – Promessa
- Quem precisa dessa solução – Publico alvo
- De quem essas pessoas compram – Concorrente
- O que você entre e eles não? – Diferencial competitivo
- Onde você quer chegar e o que você irá precisar fazer? – Metas e objetivos
Agora você tem um mini planejamento de emergência.