Janeiro é um mês em que muitos aproveitam para se renovarem no campo profissional, e os empreendedores não são uma exceção. Quem é do setor de e-commerce pode começar a buscar novas ideias para planejar estratégias, encontrar diferenciais para a concorrência e se informar de tendências que poderão incrementar as vendas ao longo do ano.
Pensando nisso, Franklin Bravos, CEO da Signa, startup de soluções digitais para lojas de e-commerce, sugeriu cinco sugestões de leitura com diferentes perspectivas sobre a área.
Satisfação Garantida – Tony Hsieh
Investir na satisfação do consumidor é parte importante do negócio. Neste livro, Hsieh, CEO da empresa online de sapatos Zappos, aborda questões e metodologias sobre customer success (CS) criadas por ele. “Traz a lição de que o sucesso dos negócios está totalmente ligado às condições oferecidas ao consumidor. Proporcionar uma experiência única, focada nas necessidades do cliente, ajuda na construção de vínculos e na fidelização”, diz Bravos.
A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone
A obra relata a história da Amazon, além de trazer a biografia de seu criador, Jeff Bezos. Traz depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários e descreve os movimentos do empresário para alcançar novos mercados até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo. ”É uma verdadeira lição para quem quer criar uma loja virtual”, garante o CEO.
Por dentro do Alibaba – Porter Erisman
O autor foi um dos primeiros funcionários ocidentais do Alibaba e chefe de relações públicas e marketing internacional da empresa durante vários anos. A leitura permite entender como administrar um e-commerce e aprender técnicas de vendas de empresas chinesas. “O Alibaba é um dos e-commerces mais influentes do mundo, que dita diversas tendências de gestão e dá grandes lições sobre como vencer a concorrência”, indica o especialista.
Sem Limites – José Eduardo Costa
A Netshoes foi de um pequeno comércio de sapatos a um dos maiores e-commerces da América Latina. “A obra conta como foi a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os principais desafios enfrentados pelos seus empreendedores e traz insights sobre como integrar o varejo físico e virtual”, explica Bavos.
Negócios Digitais – Alan Pakes
Na obra, o autor traz lições sobre como aproveitar o digital para empreender e inovar, além de focar a metodologia no desenvolvimento da mente empreendedora. “Se você procura entender mais sobre marketing digital, gestão, vendas online e relacionamento com o cliente, essa indicação poderá alavancar seu conhecimento e os resultados do seu e-commerce”, afirma o executivo.