Marketing Digital: a sua empresa sabe fazer?

Não é de hoje que se fala em marketing digital no Brasil. No entanto, ainda observamos práticas na área não adequadas à realidade das empresas, deslocadas dos objetivos principais do negócio. Podemos atribuir certa culpa à raiz do marketing e dos profissionais que não se conectam com as demais áreas estratégicas da empresa, como comercial, vendas, dentre outras.

Pois bem, para começarmos a falar de marketing digital temos que ter consciência de que o que praticaremos terá relação direta com a estratégia da empresa, com seu objetivo principal. A partir deste ponto, conseguimos traçar estratégias e ações táticas dentro do mundo digital.

Você pode estar se perguntando: seria então, transportar minhas ações do mundo offline para o mundo online? Não é tão simples assim.

Segundo pesquisa realizada pela Revista Marketing 360 (2011), 90% das empresas investem em ações no mundo digital, destas, 54% são de pequeno porte. Dentre as ações mais realizadas encontram-se: e-mail marketing, redes sociais e links patrocinados.

Interessante observar que essas ações dissociadas não representam uma estratégia de marketing digital, mas sim, condutas isoladas que, muito provavelmente, não trarão resultados efetivos para a organização. Para compreender quais ações de marketing digital são essenciais para sua empresa, é necessário analisar os pontos:

1- Definir seu público
2- Escolher tom de voz da sua marca
3- Desenvolver suas personas
4- Planejar conteúdos de atração
5- Otimizar seu conteúdo via SEO
6- Escolher quais mídias sociais são necessárias (sim, nem sempre precisa estar em todas)
7- Traçar os objetivos de marketing digital associados aos objetivos de negócio
8- Casar ações de Inbound e Outbound Marketing, formando o funil em Y

Você pode estar se questionando sobre o tamanho de sua equipe ou até mesmo a expertise de seus funcionários para desempenharem esta função. Sabemos que, com a contratação de agências de marketing digital, este trabalho pode se tornar mais fácil. Sua equipe assume a função de guiar a estratégia macro, enquanto a agência desenvolve conteúdos e demais ações em conjunto com seu time.

No momento da escolha da agência ideal para o seu negócio é interessante avaliar alguns pontos, dentre eles, destacamos os abaixo:

•    Expertise da agência em seu segmento de atuação
•    Experiência em trabalhos B2B ou B2C
•    Depoimentos de clientes anteriores
•    Cases desenvolvidos
•    Metodologia de trabalho
•    Conhecimento em análises e performance

A entrada de uma agência digital em sua equipe de marketing funcionará como parte da sua equipe com expertise em digital, otimizando, assim, seu tempo e seus recursos. Ao passo que se contratar pessoal interno, treiná-los, pode trazer uma série de atrasos em suas entregas e no desenvolvimento de ações efetivas, ao passo que uma agência já traz a expertise necessária para alavancar seus negócios.

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