Com a vida voltando ao normal, depois de dois anos convivendo com a pandemia, o mercado espera que as vendas de final de ano sejam muito mais expressivas, e o comércio já se prepara para isso.
E, claro, após um longo período de vendas mornas, o mercado está otimista e, por outro lado, ainda mais competitivo, ou seja, é preciso fazer a sua loja se destacar.
Mas, como fazer isso? Quer saber? Então, confira abaixo algumas dicas de estratégias para aumentar suas vendas neste Natal!
Como fazer sua loja vender mais no Natal
Claro, com o mercado competitivo e querendo correr atrás de todo o prejuízo causado pela pandemia, é preciso usar e abusar de estratégias de marketing para que sua loja consiga se destacar e vender mais. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que, com certeza, vão ajudar a impulsionar suas vendas neste natal, confira quais são!
1. Entre no clima do Natal
O Natal é uma data mágica, na qual as pessoas, comprovadamente, ficam mais sentimentais, saudosistas, generosas e solidárias. Por isso, nada melhor do que saber aproveitar essa magia e entrar no clima, decorando o seu e-commerce com elementos temáticos de Natal.
A dica é criar uma identidade visual para a sua campanha natalina e aplicá-la em todas as peças de divulgação, seja banners no site, posts para redes sociais, e-mail marketing, e etc…
E vale incluir um pop-up especial de Natal no seu site, incentivando os usuários a se cadastrarem para receber algum benefício para as suas compras para a data.
2. Ofereça vantagens com a compra
Segundo pesquisas, além de preços muito altos, as taxas de frete costumam ser decisivas para o consumidor desistir de comprar algum produto. Fora isso, o prazo de entrega também pode resultar em abandono de carrinho.
Ou seja, o consumidor quer que suas compras cheguem antes do dia de Natal e não querem ter que pagar um frete absurdamente caro para isso.
Por isso, se quiser evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce, a dica é oferecer vantagens ao consumidor, ou seja, benefícios que pode disponibilizar, sem afetar a sua lucratividade, como frete grátis para compras acima de um determinado valor, por exemplo, ou frete fixo para certas regiões do país e modalidades de entrega expressa.
Outra dica é a troca gratuita, que pode ser um importante diferencial para clientes que ficam na dúvida quanto ao gosto ou tamanho do presenteado.
Considere que o Natal é o período de mais vendas, e o consumidor busca vantagens, se não estudar formas de atraí-lo, fatalmente, ele irá comprar na concorrência.
3. Personalize a comunicação
Como o mercado nunca esteve tão competitivo, as estratégias de marketing precisam ser mais exploradas e, nesse sentido, a parcela que ainda está indecisa sobre ir às compras ou não, precisa ser considerada.
Uma dica é explorar essa fatia do mercado através de estratégias de comunicação personalizadas de acordo com o perfil e os comportamentos dos compradores. E, nesse sentido, o e-mail marketing é um ótimo canal a se explorar.
O e-mail marketing permite segmentar a base de contatos da sua loja por diferentes critérios, como histórico de compra, interesses e dados demográficos e, então, é só criar campanhas personalizadas, com as melhores ofertas e argumentos de venda para cada grupo de clientes.
Com isso, você terá muito mais chances de convencer os consumidores a comprar em sua loja.
E, claro, vale explorar a sua base de clientes já existentes, incentivando as recompras na sua loja, e uma dica é investir no cross selling, ou seja, oferecer produtos complementares àqueles que o comprador já adquiriu anteriormente.
Nesse sentido, por exemplo, se um cliente comprou um calçado em uma promoção da sua loja de Black Friday, que tal oferecer uma bolsa combinando no Natal?
Acredite, pesquisas comprovam que se você proporcionar uma boa experiência de compra, é bem provável que o cliente recompre no seu e-commerce, principalmente, se você oferecer uma boa promoção.
4. Promova ações solidárias
Não é novidade alguma que no Natal o espírito de solidariedade toma conta de todos os setores da sociedade e, sem dúvida, é um sentimento que pode ser explorado (no bom sentido) pela sua loja, demonstrando uma preocupação e comprometimento social.
Ou seja, sua loja pode apoiar algum projeto ou organização social, arrecadando doações ou revertendo porcentagem das vendas para alguma instituição, por exemplo.
Sem dúvida, essa pode ser uma boa oportunidade para elevar o nome de sua loja, de trabalhar o posicionamento da sua marca, mostrando aos seus clientes os valores que defende e, assim, atrair consumidores que se identificam com os mesmos.
5. Crie listas de presentes para o Natal
Que tal oferecer listas de presentes? Com certeza, é uma ótima forma de ajudar aqueles clientes indecisos nessa época do Natal.
Facilitar a experiência de compra do usuário é sempre uma ótima opção e, nesse sentido, as listas de presentes divididas por diferentes critérios pode ser uma ótima forma de atrair mais clientes.
Presentes para amigo oculto homem e mulher, presentes por faixa de preço, presentes criativos para a esposa ou o marido, presentes para meninos e meninas… enfim, facilitar a compra para o usuário.
E, claro, vale mostrar no site e fazer posts nas redes sociais, com as categorias específicas.
6. Ofereça cupom de desconto
Lá fora já é febre, aqui ainda está no começo mas, mesmo assim, cresce a cada dia o número de sites especializados em cupons de descontos.
E essa é uma estratégia que ajuda não só a difundir o nome de sua loja, mas a atrair muitos clientes.
Se ainda não investiu nessa estratégia de oferecer cupom de desconto, saiba que, provavelmente, está perdendo ótimas oportunidades de vendas.
Os cupons de descontos costumam trazer resultados positivos para qualquer loja, uma vez que o cliente percebe a vantagem em adquirir um produto ou serviço por um preço mais baixo do que de costume e, na maioria das vezes, finaliza a compra com sucesso.
Nesse sentido, a dica é criar cupons promocionais dos mais variados tipos, seja frete grátis, de 10% de desconto para compras acima de determinado valor, fazendo com que os clientes acabem comprando mais, ou mesmo partir para descontos mais chamativos em cima de cada compra.
Vale saber que, atualmente, os cupons de descontos se mostraram uma excelente estratégia para reduzir o número de carrinhos abandonados em um e-commerce, portanto, em tempos de tanta concorrência, vale apostar nessa dica de marketing.
7. Facilite o processo de pagamento
Acredite, dificuldades na hora de concretizar o pagamento, segundo pesquisas, é um dos principais motivos de abandono de carrinho.
E não apenas em relação à usabilidade do site, em si, mas às formas de pagamento, as facilidades.
É preciso ter em mente que as pessoas buscam, cada vez mais, praticidade, conveniência e segurança. Nesse sentido, quanto mais opções sua loja oferecer, melhor será a experiência do usuário.
Ou seja, o pagamento facilitado terá um impacto direto nas vendas e no faturamento de sua loja, por isso, além de oferecer opções como cartão de crédito, débito e dinheiro, vale apostar em alternativas mais novas, como o pagamento por aplicativos no celular, e PIX.
E é isso, essas são algumas dicas de estratégias de vendas, agora é só adaptá-las para a realidade de sua loja e, certamente, conseguirá maximizar os seus resultados neste final de ano.