O marketing digital é um conjunto de estratégias feitas em plataformas virtuais que atraem e fidelizam clientes.
Nos dias atuais, onde cada vez mais pessoas acessam a internet para consumir produtos e serviços, criar ações estratégicas é mais do que essencial: é indispensável.
Sabendo disso, resolvemos listar sete dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas, são ações fáceis de serem estruturadas e colocadas em prática.
Nossa intenção é te ajudar a começar agora mesmo a criar um plano de vendas pela internet e conquistar muito mais clientes.
Motivos para você aplicar marketing digital nos seus negócios!
Há muitas razões para você iniciar uma estratégia de marketing digital agora mesmo e a principal delas é o fato de que há mais de 152 milhões de brasileiros com acesso à internet.
Ou seja, 81% da população com mais de 10 anos já tem internet em casa e é através principalmente dos dispositivos móveis que essas pessoas procuram por produtos ou serviços.
Diante da crescente adesão ao digital as empresas precisam marcar presença nas plataformas e redes sociais, quer sejam com sites próprios, marketplaces, lojas virtuais e redes sociais.
Você pode ter uma empresa no seu home office e mesmo assim atender clientes do país inteiro se souber utilizar as ferramentas digitais.
Por isso pode dizer que sua marca precisa estar onde os seus consumidores estão e precisa aprender a se relacionar com eles até torná-los consumidores e fãs da marca, isso é, aqueles que passam a te indicar para outras pessoas.
Outro grande motivo para se estar na internet é a questão financeira, fazer marketing digital é muito mais barato do que comprar mídia paga em rádio, jornal, revista ou televisão.
Dicas para ter sucesso com o marketing digital!
A melhor forma de ter sucesso no marketing digital é contar com profissionais da área para te ajudar com todas as etapas necessárias.
Mas sabemos que boa parte das micro e pequenas empresas não pode investir nesse serviço inicialmente.
Neste caso, podemos oferecer dicas fáceis e muito valiosas para te ajudar a criar um plano de marketing digital que dará ótimos resultados. Anote:
1 — Crie um plano
O que você quer ter de resultado? Mais pessoas conhecendo sua marca ou mais vendas? É importante traçar uma estratégia diferente para cada um desses resultados.
2 — Escolha onde sua marca terá presença digital
Um site? Uma loja virtual? Um blog corporativo? Página no Facebook? Perfil no Instagram? Todos eles juntos?
Escolha a melhor ferramenta para o seu segmento, sempre pesquisando em quais dessas redes o seu público está. Uma dica extra: os adolescentes estão concentrados no TikTok, quer vender pra eles? Tenha um bom perfil nessa rede social!
3 — Crie conteúdo relevante
Não basta transformar as redes sociais em uma vitrine, você precisa oferecer conteúdo relevante para atrair a audiência. Vale a pena ensinar como usar seu produto, falar mais sobre seus serviços, mostrar os bastidores e muito mais.
4 — Google Meu Negócio
Crie um perfil no Google Meu Negócio para aparecer no mapa e atrair clientes locais. É gratuito e dá muito resultado.
5 — Invista em anúncios
Você pode anunciar no Google, no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Twitter e até mesmo no Pinterest. Vale a pena pesquisar sobre o público dessas redes e ver quais delas melhor atrai o seu público ideal.
6 — Acompanhe os resultados
Veja como cada uma das ações está se comportando analisando se novos seguidores, como está o engajamento do Instagram, se o número de vendas subiu entre outros dados.
7 — Refaça o planejamento
Após observar o que dá certo e o que não surtiu efeito, refaça o seu planejamento e vá estruturando o seu marketing digital ao longo do tempo.