Atualmente qualquer especialista da área dos negócios ou da comunicação, com certeza destaca o marketing digital como uma das principais ferramentas para impulsionar o negócio.
No entanto, marketing digital não é apenas postar uma “imagenzinha” diariamente, criar um vídeo ou um conteúdo aleatório, se você quer realmente vender mais e melhor neste mundo digital você precisa entender um pouco de Inbound Marketing. Você precisa criar e falar diretamente com sua audiência, aquela que realmente será atingida por sua ideia.
Para te ajudar neste aspecto, separei 06 métodos que te ajudarão a empreender utilizando as ferramentas do marketing digital. São eles:
Marketing de Conteúdo
Aqui é onde nasce tudo, seu ponto de partida, você precisa aprender a fazer o cliente correr atrás de você. Demonstrar através de textos, vídeos, imagens, sobre como você é especialista, influenciador ou até mesmo autoridade de um determinado assunto, é um grande passo para o marketing de conteúdo.
E-commerce
A técnica de vendas, do funil de vendas, é clara, você deve iniciar a prospecção até chegar no ato de fechar a venda. Se você não tem um site bom para apresentar seus produtos ou serviços, você já inicia com desvantagem nesse mercado novo. Você precisa somar o marketing de conteúdo com o seu bom e-commerce para que as pessoas criem confiança e assim fechar a venda com você.
SEO
Significa Search Engine Optimization, uma forma de otimizar o conteúdo para os sistemas de buscas na internet, seja para o Google, Youtube, Facebook, Instagram e demais redes. Um grande exemplo é a famosa tag dos blogs e sites de conteúdo.
Leads
Não é nada simples vender para uma pessoa que está pela primeira vez conhecendo seu produto ou serviço, por isso da necessidade de criar conteúdo de autoridade. Através desse conteúdo de autoridade começamos a criar conexão com o público alvo e assim conhecer o destinatário, atraindo inclusive para preenchimento de formulários criando assim sua Lead, iniciando assim a jornada da venda (Isso é o funil de vendas através do marketing digital).
E-mail Marketing
O primeiro passo é iniciar apresentando curiosidades, ações, ou até mesmo se apresentando para gerar conexão e autoridade. Em seguida seu e-mail marketing deve apontar sobre as vantagens que você tem a oferecer para aquela pessoa estar com você na sua jornada. E, por fim, um e-mail marketing chamando para a compra. É importante em sua jornada você demonstrar o produto ou serviço que possa agregar na vida da pessoa, o remédio que ela tanto precisa ou até mesmo as experiências maravilhosas que possa vir a ter se optar por seu produto ou serviço. Procure mostrar as qualidades e vantagens que você tem a oferecer.
Pós Venda
O relacionamento com o cliente jamais deve acabar quando realizada a venda, um bom suporte, acompanhamento, seja por e-mail, vídeo ou pessoalmente, só traz benefícios para fidelização ou para uma ação de marketing de apóstolo, aquele que vende por você.
É claro que existem outros métodos para empreender utilizando as ferramentas do marketing digital, no entanto, utilizando as acima relacionadas já te ajudarão, e muito, nos seus negócios.