Não é nada raro que uma loja virtual enfrente problemas com a tal taxa de conversão – uma métrica muito utilizada para mensurar quantos visitantes de um site se transformam, de fato, em clientes. Porque uma coisa é atrair tráfego, um bom número de visitas, e outra é convencer esses visitantes a comprar os produtos divulgados na plataforma.
Fato é que existem diversos motivos que podem influenciar o aumento ou a depreciação dessa métrica. Por mais que a conversão seja um assunto angustiante para muitos empreendedores, existem estratégias que valem a pena colocar em prática.
1- Boa navegabilidade
Um cliente, uma vez em seu e-commerce, quer ter tudo à mão. Por isso, as expectativas em cena são voltadas para que a compra não seja dificultada. Ou seja, uma navegabilidade ruim prejudica, e muito, a taxa de conversão. Por isso invista em plataformas, ferramentas e serviços automatizados que proporcionem uma excelente experiência de compra e evitem o temido abandono de carrinho.
2- Slot de entregas
Diferencial e praticidade são palavras-chaves aqui. Isso porque o slot de entregas consiste em uma customização capaz de reduzir a jornada do cliente no checkout.
Na aplicação nativa existe uma funcionalidade em que o usuário precisa abrir um calendário para selecionar o dia e o horário, mas com essa personalização é possível reduzir o processo de agendamento para apenas um clique, proporcionando mais praticidade ao cliente final.
3- Preço à vista
Outra funcionalidade que faz a diferença é a exibição do preço à vista. A partir dessa feature é possível mostrar no resumo do pedido o valor do produto acompanhado do seu valor à vista, que fica posicionado logo abaixo. Essa informação fica visível em todas as etapas do checkout, permitindo que o cliente analise a opção de pagamento que o atende melhor.
4- Validação de CPF no checkout e login
Essa tática bloqueia a edição do campo de CPF, impedindo a criação de contas com um CPF já cadastrado, baseado em consultas no banco de dados da VTEX (plataforma de comércio digital para grandes empresas). Essa ação, além de evidenciar o engajamento em segurança do e-commerce, favorece o processo de login.
5- Método de pagamento personalizado
Desenvolver um fluxo completo de aquisição dentro do e-commerce para o primeiro uso de uma determinada via de pagamento pode ser uma boa pedida e um diferencial e tanto. Essa iniciativa consiste em adicionar um método customizado com as regras e preferências do lojista. Que tal?
6- Otimizar processos é o caminho
Implementar uma estrutura de compilação dos arquivos do checkout, por exemplo, permite a injeção de React, o que otimiza o processo de desenvolvimento e a velocidade de carregamento das customizações.
Como se vê, há inúmeras estratégias que podem ser desenvolvidas quando o assunto é taxa de conversão. A lista não para por aí! Cabe a cada empreendedor dar a devida atenção ao assunto e correr atrás de soluções que viabilizem a caminhada. Investir em plataformas que podem ser a ponte para impulsionar essa temida métrica é uma saída mais do que certeira.