5 ensinamentos de como o empreendedorismo é peça-chave para a valorização da vida

Encontrar parceiros que desejem crescer junto com o seu negócio, focar em inovação, investir no empreendedorismo feminino e em ecossistemas para novos futuros podem ser a saída

Valorizar a vida por meio do empreendedorismo é considerar o grau de liberdade que uma pessoa possui para viver o tipo de vida que ela acredita para si, e isso também no seu negócio. É o que a Semente – empresa de consultoria e educação empreendedora, que tem o propósito de promover a prosperidade por meio da inovação – acredita como metodologia de trabalho. O objetivo desse olhar é levar a excelência das entregas a esses projetos sem deixar de pensar no senso de comunidade, e de como isso pode se transformar em ensinamento sobre o empreendedorismo a partir de soluções reais.

Com os negócios de impacto leva-se em conta camadas da sociedade menos favorecidas por grandes investidores. As mulheres, pessoas que moram em periferias, ou até mesmo aquelas que estão em locais fora do eixo da inovação do sudeste, são alguns exemplos que muitas vezes não são foco de investimentos. Pensando nisso, a Semente Negócios aponta 5 ensinamentos para ser um empreendedor que valoriza a vida.

1 – Encontre parceiros que queiram crescer junto com o seu negócio

Para que um ecossistema de inovação potente se forme e se estabeleça, é necessário que surjam startups que cresçam e se tornem empresas de sucesso. Isso pode acontecer de duas formas: de maneira orgânica e natural, ou por meio de programas de aceleração, que contribuem para o crescimento de startups e negócios de impacto social.

É comum que pessoas empreendedoras com não saibam bem por onde começar. Todavia, existem ações práticas, focadas no mercado e no escalonamento do negócio que podem ajudar. Na Semente, por exemplo, a metodologia do Caminho Empreendedor é seguida como base, a partir das lógicas de explorar, engajar, validar, crescer e estruturar um modelo de negócio.

2 – Projetos femininos são o futuro

Se o seu negócio é liderado ou voltado para o universo do empreendedorismo feminino, essa é a sua hora. Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) atestam que há uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher e o crescimento econômico de um país. Além disso, iniciativas comandada por mulheres têm olhado de perto para questões específicas envolvendo esse universo, sobretudo no contexto brasileiro, cujo termômetro indica mercados e oportunidades em ascensão – e essa é uma oportunidade de gerar mudanças na vida delas por meio dos negócios.

3 – A inovação é a estratégia para a vitalidade dos negócios

Organizações que inovam garantem destaque, impacto, longevidade e sintonia com seu público, porém, além de ferramentas e processos, é necessário que hábitos e atitudes que acompanhem essa inovação também sejam gerados dentro de uma determinada empresa.

Nesse sentido, é necessário inovar com propósito, para valorizar a vida, a partir de ações que gerem bem-estar social e econômico, a fim de transformar positivamente o mundo. Para inovar, é necessário romper com algumas crenças e hábitos comuns de estruturas convencionais – e isso definitivamente não é confortável, mas é muito próspero.

4 – Desenvolvimento de ecossistemas para novos futuros

Ecossistemas de inovação são ambientes onde estão presentes empresas, pessoas empreendedoras e agentes que podem atuar de forma harmônica e colaborativa para a geração de valor local. Esse processo envolve questões como capacitação, geração de emprego e renda, preservação socioambiental e economia regenerativa, mas o que fica como saldo são iniciativas que nascem orientadas a tomar as questões ambientais e de bem-estar social como fundamento de si.

O Projeto Horizonte, que é uma iniciativa patrocinada pela Vale e executada pela Semente, é um desses exemplos que buscam fortalecer pequenos empreendedores locais, tradicionais e inovadores. Com isso, pretende-se diversificar as fontes de renda, gerar mais empregos e incentivar novas frentes de negócios. Essa é uma forma muito clara de desenvolver um ecossistema pensando em gerações futuras.

5 – A longevidade de corporações também passa pela inovação

A importância de perpetuar a sua empresa no tempo constitui um dos principais movimentos para quem quer empreender valorizando a vida, partindo da inovação como estratégia corporativa. Em outras palavras, desenvolver estratégias e modelos de gestão para que organizações inovem de maneira sistemática, consistente e em uma velocidade capaz de acompanhar as mudanças atuais, são posturas-chave para pessoas e empresas que desejam continuar ativas e competitivas até a próxima necessidade de transformação.

Fonte

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Email
X
WhatsApp
Telegram

Você também pode gostar de:

Marketing Digital para Pequenas Empresas: Como Utilizar Tráfego Pago para Crescer

Marketing Digital para Pequenas Empresas: Como Utilizar Tráfego Pago para Crescer

Para pequenas empresas, o marketing digital é essencial para crescer e competir no mercado. O

Leia Mais
Tráfego Pago para Psicólogos: Como Aumentar sua Visibilidade e Atraír Pacientes

Tráfego Pago para Psicólogos: Como Aumentar sua Visibilidade e Atraír Pacientes

Para psicólogos, o tráfego pago pode ser uma estratégia eficaz para atrair novos pacientes e

Leia Mais
Tráfego Pago para Dentistas: Como Aumentar sua Visibilidade e Atrair Novos Pacientes

Tráfego Pago para Dentistas: Como Aumentar sua Visibilidade e Atrair Novos Pacientes

Para dentistas, o tráfego pago pode ser uma ferramenta eficaz para atrair novos pacientes e

Leia Mais

Pronto para Impulsionar Seu Negócio?

Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar seu e-commerce ou negócio local a crescer.