Que o comércio online vive seu auge, isso é indiscutível, sem dúvida, a pandemia veio para acelerar mudanças de comportamento no consumidor.
Porém, se por um lado o e-commerce não para de crescer, por outro, a concorrência no setor aumenta na mesma proporção, e quem não recorre a estratégias para se destacar, acaba ficando para trás.
Um bom exemplo desse boom são sites como a shopee, por exemplo, que vendem produtos online com preços bem mais em conta, enxergando esse momento como uma forma de se destacar dos demais.
Por isso, é fundamental buscar, constantemente, aprimorar seu e-commerce, apostando em estratégias de marketing, em uma boa logística e atendimento de excelência.
Quer conhecer algumas dicas para melhorar o engajamento do seu e-commerce? Então, confira!
1. Simplifique o processo de compra!
O cliente deve conseguir chegar ao produto que ele quer com, no máximo, três cliques. Por isso, organize os itens de seu e-commerce com filtros de busca úteis e inteligentes.
Além disso, o internauta não gosta de perder tempo ao preencher formulários extensos, nem de ser obrigado a navegar por várias páginas para finalizar uma compra. Diante disso, seu formulário deve ser prático e objetivo. O armazenamento de dados para compras futuras é uma opção que agrada muito, mas fique de olho nas normas sobre a retenção de dados do consumidor.
2. Facilite a navegação usando ícones.
Quem já não desistiu de fazer alguma compra por conta da dificuldade e excesso de passos até chegar ao pagamento? Então, por isso, quanto mais facilitar todo esse processo, mais chances terá de garantir a venda. Aposte em ícones, eles ajudam a agilizar e facilitar a compra, além de tornar o visual e a experiência em seu e-commerce mais intuitivos e agradáveis. Busque sempre unir facilidade e rapidez e, certamente, aumentará as chances do cliente retornar.
3. Aposte em um site responsivo!
Comprovadamente, cada vez mais, as pessoas acessam a internet pelos dispositivos móveis e, por isso, é fundamental que seu site seja responsivo, otimizado para celular.
E aposte em layout que facilite a navegação, para que o cliente tenha facilidade em comprar pelo dispositivo.
Ou seja, garanta que tanto seus conteúdos, como produtos e serviços de sua loja virtual sejam readaptados, para melhorar a experiência do consumidor ao utilizar o celular.
4. Capriche nas fotos dos produtos!
É fundamental que as imagens da vitrine de seu e-commerce sejam de alta qualidade e, de preferência, mostrando todos os ângulos de seus produtos, para que o consumidor possa ver todos os detalhes, agregando confiança e valor à sua loja virtual.
E mais, procure humanizar as imagens de sua loja virtual, com pessoas usando seus produtos, para que, justamente, o consumidor possa visualizar detalhes relacionados ao tamanho, por exemplo.
5. Cuidado com o tempo de carregamento de sua loja virtual
Acredite, de nada adianta investir em um site moderno, com fotos lindas, ter produtos de alta qualidade e as páginas de sua loja virtual demorarem para carregar. Com certeza, o cliente irá desistir.
Por isso, ao criar seu site, considere a velocidade de carregamento das páginas, pois ela é decisiva para a efetivação da compra, além de poder impactar diretamente no SEO. Ou seja, por falta de visitas, seu site pode nem aparecer nos resultados de motores de busca.
Sendo assim, invista em imagens em formato e tamanho adequados, código fonte limpo e bem escrito e servidores apropriados, isso tudo ajudará a melhorar o tempo de carregamento.
E é isso, o e-commerce vem crescendo a cada dia, sendo fundamental investir em estratégias para conseguir se destacar em meio a tanta concorrência.