O verão representa uma das épocas com menos movimento de compras no e-commerce. Viagem de férias, contenção de gastos após o fim de ano, mais atividades ao ar livre e menos tempo em frente ao computador são alguns dos motivos que levam à queda do volume de compras realizadas no período. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista tiveram leve queda de 0,1% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal.
Para ajudar empreendedores a aumentarem o faturamento dos negócios durante a sazonalidade do verão, Pedro Henrique, CEO da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, com mais de 2,5 milhão de lojas criadas, elenca as quatro principais estratégias para melhorar o quadro e alavancar os resultados. Confira:
Atualize seus produtos
Com temperaturas mais altas, o verão dá início a uma série de dias ensolarados. Dessa forma, se atentar a oferecer produtos que atendam essa demanda da estação é essencial para manter o ritmo de vendas. “É válido lembrar que essa demanda varia a depender do segmento do negócio, no entanto, a regra vale para todos, invista em atualizar ou oferecer produtos que tenham “a cara” da estação. Com isso, além de conseguir impulsionar vendas, o negócio poderá atrair novos consumidores”, afirma o especialista.
Ofereça experiência mobile para compras
O celular hoje se tornou uma extensão humana. Não dá para pensar em estratégias de vendas sem antes pensar na experiência do consumidor frente a tela do celular. Segundo dados da pesquisa “Consumo online no compras por smartphone correspondem a 87% das vendas online realizadas em 2021.Portanto, oferecer usabilidades no e-commerce voltadas ao mobile é essencial para o alcance e fidelização de consumidores.
Descontos e ofertas atrativas
O período do verão coincide com o aumento da inflação em diversos setores. Com isso, a tendência dos consumidores, mais do que nunca, será pela oferta de produtos online e promoções. Dessa forma, investir em descontos como cupons de descontos, frete grátis podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes.
Invista nas redes sociais
Não é novidade que as redes sociais se tornaram grandes aliadas dos empreendedores, especialmente de pequenos negócios. “Durante o período de verão, mais do que nunca, investir em esforços de divulgação nas redes sociais é essencial para o andamento e manutenção dos negócios”, finaliza o executivo.