25 ebooks de Marketing Digital gratuitos para saber tudo sobre a área!

Ter um ebook de Marketing Digital é saber quando e como usar as melhores práticas de otimização e disponibilização de conteúdo a qualquer momento do seu dia para potencializar os resultados do seu negócio.

Os ebooks de Marketing Digital são especialmente bons para momentos em que você deseja aprender mais para incrementar as vendas da sua empresa ou garantir a visibilidade do seu projeto, mas não tem tempo para consultar materiais longos.

Como um compilado de informações precisas, esse tipo de conteúdo ajuda as empresas de forma mais específica. Elefica disponível a todo momento, para que você possa acessá-lo de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Essas características tornam os ebooks materiais informativos muito versáteis, que podem ajudar os leitores nos momentos mais oportunos.

Pensando nisso, neste artigo, selecionamos 25 ebooks sobre Marketing Digital que você precisa ter em sua biblioteca digital. Vamos lá?

Melhores ebooks de Marketing Digital da Rock Content

1. Marketing Digital: Guia Completo da Rock Content

Ter sempre em mãos um ebook que trata dos principais aspectos necessários para a criação de uma estratégia de Marketing Digital de sucesso é imprescindível para todo profissional ou empreendedor.

Nesse ebook, você confere dicas sobre email marketing, social media, Marketing de Conteúdo, mídias pagas, SEO, entre outros conceitos para garantir relevância da sua marca na Web.

Além disso, você aprende a acompanhar e mensurar todas os seus esforços de marketing. Assim, pode adaptar a sua estratégia sempre que ocorrer mudanças no mercado ou no comportamento do seu público.

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2. Marketing de Conteúdo: Primeiros Passos

Se você ainda não se familiarizou com o Marketing de Conteúdo, a chance é agora.

Essa vertente, tão importante do Marketing Digital, ampara outras investidas de marketing, garante engajamento do público, ajuda a melhorar a percepção dos clientes, a enaltecer autoridade de uma marca e a potencializar estratégias de SEO.

Esse ebook orienta o leitor acerca dos primeiros passos para potencializar seus esforços de marketing em vários pontos de contato com o público, mas, principalmente no blog corporativo e nas redes sociais.

primeiros passos no marketing digital

 3. Guia Definitivo do Inbound Marketing

Inbound Marketing tem um conceito mais inovador, que contrapõe com o Outbound, uma vez que tem o objetivo de prover conteúdos para um público específico. A audiência concede a permissão para a veiculação de informações e, por isso, cria um relacionamento de confiança com a marca.

Essa conexão criada pelo marketing de atração, como o Inbound também é chamado, otimiza o processo de fidelização e potencializa as estratégias de venda e de marketing.

Inbound Marketing 2.0

4. Tudo sobre Conteúdo Interativo

conteúdo interativo é uma tendência crescente no marketing e tem grandes vantagens sobre outros tipos de conteúdo porque prende a atenção do público por mais tempo. Isso pode aumentar o engajamento e melhorar o tempo de permanência dos usuários nas páginas (um ótimo requisito para SEO).

Além disso, o conteúdo interativo é altamente compartilhável e com potencial viral, o que pode melhorar a visibilidade da sua marca. Ele permite a coleta de dados durante o consumo dos materiais, para uma análise mais aprofundada do comportamento do seu público, e pode melhorar a experiência do usuário no seu site.

No ebook, você confere os tipos de conteúdo interativo, quais são mais indicados para a sua estratégia e como gerar resultados com esse formato de conteúdo.

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 5. Guia para Criação de Personas

Personas são personagens semifictícios que representam uma grande parcela de clientes ou potenciais consumidores de um negócio. Sem uma persona bem delimitada, todos os esforços de marketing se tornam genéricos e com resultados pouco efetivos.

A melhor forma de prover conteúdo adequado e no momento mais oportuno para sanar as dores da sua audiência é por meio da determinação da persona do seu negócio.

Veja como você pode criá-la com grande potencial de acerto no ebook, que também conta com o audiobook para facilitar o consumo do material nos seus dias mais atribulados.

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6. O guia definitivo e atualizado para conquistar a primeira página no Google

A posição zero do Google, também chamada de snippet de pesquisa, é a meta de todo empreendedor ou profissional de marketing.

Garantir esse rankeamento é se destacar em um oceano de opções, ter visibilidade e, potencialmente, um volume de cliques que podem significar oportunidades de negócio.

Se você quer aumentar a sua visibilidade online e mostrar que a sua marca tem grande destaque nos buscadores, porque a sua empresa fornece os melhores produtos e serviços ao mercado, você precisa ler esse guia.

Ele já foi acessado por mais de 50 mil pessoas, e recebe atualizações constantes para prover as dicas mais atuais para o seu negócio conquistar as primeiras posições do buscador mais famoso do mundo!

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7. Dossiê das Palavras-Chave

Escolher bem a palavra-chave do seu conteúdo significa garantir maior facilidade de indexação das páginas pelos buscadores. É a indicação de que a sua página, os anúncios do Google e os usuários que escrevem uma “query” na seção do motor de pesquisa têm a mesma intenção.

Quer descobrir como escolher as melhores palavras-chave para criar conteúdo ou anúncios mais certeiros nos buscadores? Você precisa saber como distinguir palavras de cauda longa, navegação e transacionais, por exemplo.

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8. Email marketing: guia com as melhores estratégias de engajamento

Por muito tempo, a comunicação por email foi sinônimo de spam e correspondências indesejadas.

Mas com o avanço de conceitos como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, em que os conteúdos são cuidadosamente pensados e veiculados para atender às expectativas e anseios dos usuários, o email marketing se tornou uma importante ferramenta de conversões e fidelização.

Ela se baseia no disparo de emails para um público previamente delimitado, seja proveniente de uma base de contatos, seja gerado a partir de outras táticas, como as landing pages. Tem o objetivo de prover materiais extremamente relevantes para a persona.

Quando a empresa usa ferramentas de automação, esse processo é ainda mais ágil, preciso e escalável.

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9. Marketing nas Redes Sociais

Se você procura por um material completo sobre Marketing nas Redes Sociais, nesse ebook, é possível aprender como utilizar esse canal de comunicação tão importante para as estratégias atuais.

Nele, você saberá como aumentar a sua visibilidade nas principais plataformas, como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter ou TikTok.

Além disso, você aprenderá táticas para gerar engajamento com o público e boas práticas para produzir um calendário editorial relevante para a sua audiência.

Kit Marketing nas Redes Sociais

10. Como gerar 10 mil leads com potencial de compra por mês (Case Rock Content)

A Rock Content é um case de sucesso do marketing nacional e gera 10 mil leads com potencial de consumo mensalmente. Tudo isso é resultado de esforços de marketing bem delimitados e implementados no momento certo.

Para auxiliar outras empresas, decidimos abrir o jogo nesse ebook e mostrar como os nossos processos internos funcionam na prática. Você aprenderá sobre a definição de lead e como criar materiais específicos para cada etapa do funil de conversões.

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11. Marketing em Vídeo

Usar conteúdos dinâmicos é a melhor forma de cativar a atenção do público, garantir satisfação, compartilhamentos e o engajamento necessário para auxiliar as leads na transposição das etapas do funil de conversões. O marketing em vídeo tem exatamente esse objetivo.

Por isso, a Rock Content produziu, em parceria com a Samba Tech, um ebook que ajuda você na escolha do melhor tipo de vídeo para a sua estratégia.

Você verá como produzi-lo com a qualidade necessária para garantir a melhor experiência de uso e, de quebra, alcançar as melhores posições nos motores de pesquisa.

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12. Copywriting

Você quer descobrir os mistérios dos textos que convertem? Copywriting é fazer isso: transformar artigos da web em verdadeiros mecanismos de vendas, com conteúdo relevante para não comprometer a satisfação do leitor, mas com características que ajudam a alavancar os resultados de classificação nas SERPs.

Em nosso ebook sobre copy, você descobrirá quais são os métodos utilizados pelas maiores autoridades do assunto para adequar os textos aos requisitos de SEO. Também, como destacar os principais benefícios de produtos ou serviços, criar headlines atrativos e textos que convertem!

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13. Como criar o site da sua empresa

Existe um mito sobre a dificuldade de criação de sites difícil de ser combatido. Há quem diga que o processo é demorado, trabalhoso, caro e, muitas vezes, não gera o resultado esperado.

A boa notícia é que essas pessoas estão erradas, porque com a evolução de ferramentas e soluções automatizadas é possível criar páginas com aparência profissional em minutos.

Se você já ouviu falar sobre WordPresso CMS mais usado do mundo, certamente, sabe sobre o que falamos.

Com um page builder, alguns plugins e uma hospedagem gerenciada especializada em conversões, é possível criar designs de página incríveis, incorporar inúmeros recursos para otimizar o uso do site, automatizar rotinas e ter o tráfego que você sempre sonhou para se tornar referência no segmento em que você atua.

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14. Automação de Marketing

Potencialize sua estratégia e aumente suas vendas com a automação de marketing.

Usando as ferramentas certas, é possível otimizar todas as etapas do marketing, por exemplo, a gestão dos canais de comunicação da marca, que ajuda a atrair mais visitas para o seu site e, consequentemente, gerar mais leads para as suas campanhas de email marketing.

Descubra o que é uma ferramenta de automação de marketing e como escolher a solução mais adequada para seus processos e os objetivos da sua empresa.

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15. Estratégias no Instagram

O Instagram é um poderoso canal de contato com o público, com grande potencial de conversão e de vendas. Isso ocorre, principalmente, em razão de algumas características bem peculiares da plataforma: ela coloca o usuário no centro do processo, o que possibilita a aplicação de estratégias efetivas de reconhecimento de marca e marketing de influência.

Nesse ebook, você ganha acesso a três conteúdos completos para orientar na construção de uma estratégia no Instagram: Estratégias para o Instagram Stories, Guia do IGTV para empresas e Marketing no Instagram — O Guia da Rock Content.

Kit Definitivo de Marketing no Instagram

16. Marketing no Facebook

O Facebook ainda é a rede social com maior audiência e, por isso, atrai desde pequenos anunciantes a grandes corporações. Além da possibilidade de customização das páginas, o usuário pode aproveitar o chat para falar com o público em tempo real e usar vários recursos da plataforma.

Com esse conteúdo sobre marketing no Facebook, você descobre como aproveitar ao máximo esses recursos para garantir alcance orgânico e direcionar a melhor campanha paga para a sua página corporativa.

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17. Facebook Ads

Se você baixou o ebook sobre marketing no Facebook, não pode perder a oportunidade de enveredar sobre conceito do Facebook Ads e aprender a criar campanhas mais bem-sucedidas.

Com os anúncios no Facebook, você pode aumentar o alcance da sua marca, gerar conversões e, até mesmo, potencializar sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Muitos profissionais afirmam que os gastos com ads não geram bons resultados. Realmente, é preciso escolher as palavras-chave certas e o formato da campanha adequada para a sua persona — e isso é exatamente o que você encontrará no ebook.

18. Guia completo para uma estratégia de prospecção B2B arrasadora

Sabemos que fazer prospecção B2B não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.

A Rock Content desenvolveu, em parceria com a Econodata, um guia completo sobre prospecção B2B para que você crie um workflow bem-sucedido, desde a delimitação do seu cliente ideal até como efetivar uma prospecção arrasadora.

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19. Métricas e Indicadores para Agências Digitais

Certamente, você já ouviu essa frase: o que não pode ser mensurado não pode ser melhorado. Com as métricas certas, você pode acompanhar os resultados de venda e de marketing da sua equipe.

Diariamente, sua empresa coloca em prática vários projetos com o objetivo de potencializar a relevância do seu negócio.

Entretanto, você precisa avaliar cada uma dessas ações para entender a dinâmica do seu negócio, agir preventivamente contra qualquer gargalo e intensificar a capacidade de geração de lucro dos esforços planejados, para realmente alcançar os números esperados.

Você saberá quais as principais métricas de email, blog, redes sociais, vendas, metas e outros KPIs relevantes para o crescimento da sua agência que devem ser constantemente monitorados.

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20. Orçamento de marketing: O guia completo do planejamento

Quando você cria um planejamento estratégico, consegue colocar em prática todas as ações pensadas sem que ocorram eventuais empecilhos que, geralmente, limitam a qualidade dos resultados esperados.

Com um orçamento de marketing bem estruturado e equilibrado, é possível utilizar o budget com eficiência e melhorar o ROI do marketing.

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Melhores ebooks de Marketing Digital internacionais

21. Digital Marketing For Small Business

O HubSpot, em parceria com a MOO, uma empresa de impressão e design online, criou um guia prático sobre como construir uma estratégia de Marketing Digital a partir do zero.

Com ele, você poderá ter noções básicas de SEO e como fazer uma auditoria no seu site para alcançar as melhores posições nos buscadores.

Além disso, você aprenderá a criar personas, definir metas mais específicas, auditar a sua marca, usar as melhores práticas para potencializar as estratégias de ads, entre outras ações.

22. Top 25 social media strategies

Conhecer novas táticas para garantir a visibilidade da sua marca nas redes sociais nunca é suficiente.

Assim como a Internet evolui, todas as ferramentas e recursos disponíveis na web também mudam e, cada vez mais, é preciso acompanhar essas transformações, seja para garantir bons resultados, seja para manter a relevância da sua empresa.

23. Content Marketing — the ultimate beginner’s guide to watch works

Esse guia do Search Engine Journal pode ajudar você a atrair leads, ganhar mais vendas e expandir seus negócios por meio do Marketing de Conteúdo.

Ele explica a importância dessa estratégia para os negócios, os motivos pelos quais as marcas precisam ter um guia de estilo e quais tipos de conteúdo você pode criar para aumentar a sua relevância na Web.

A grande sacada do ebook são os exemplos citados e cases de sucesso de empresas que já implementaram o modelo de marketing e, agora, colhem bons resultados.

Além disso, algumas ferramentas que podem agilizar e aumentar a eficiência do seu workflow são descritas juntamente a lugares em que você pode distribuir o seu conteúdo.

24. Data-Driven Content Marketing

Uma lista que não aborda a importância dos dados para a tomada de decisão não tem o mesmo valor para o contexto atual. A cultura data-driven tem grande relevância e um papel fundamental para o ambiente corporativo.

É preciso compreender as mudanças que interferem nas estratégias de marketing, entender o que influencia o comportamento do consumidor e os cenários macroeconômicos que podem comprometer os resultados almejados.

Existem muitas ferramentas integradas, que produzem dados sobre os processos do negócio e podem orientar quanto às melhores ações em uma próxima etapa da estratégia.

As empresas não precisam atuar baseadas em erros ou acertos, basta analisar adequadamente as informações disponíveis, criar um planejamento acertado e, depois, medir a eficácia da distribuição de conteúdo.

25. The Beginner’s Guide to SEO

Com esse ebook, é possível aprender boas práticas para a otimização de mecanismos de pesquisa, desde a busca das palavras-chave mais relevantes, que podem gerar tráfego qualificado para o seu site, até o processo de criação de links e distribuição de conteúdo.

Você será capaz de fazer uma auditoria de SEO para descobrir problemas que afetam a relevância das páginas nos motores de pesquisa, relacionados à velocidade de carregamento, segurança, características de design do layout, título, URL, descrições, entre outros.

Com a leitura desses ebooks, certamente você terá em mãos um manual completo para a criação de estratégias eficientes de Marketing Digital para seu negócio. A leitura deles trará insights importantes para a sua atuação e ajudará a sua empresa a alcançar mais sucesso junto ao seu público.

Gostou das nossas sugestões de ebooks de Marketing Digital? Que tal incrementar ainda mais a sua biblioteca com a nossa lista completa de materiais educativos?

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