Produção de Conteúdo
- Se sua empresa tiver que optar por um único grande esforço em marketing digital, opte pela produção de conteúdo. Além do valor do conteúdo por si só, ele tende a gerar resultados também nas mídias sociais e ferramentas de busca.
- Crie uma Persona: uma personagem que represente o seu cliente ideal e que sirva como inspiração para a produção de conteúdo. Isso permitirá maior assertividade.
- Cada interação da sua empresa com o potencial cliente contribui para a posição que sua marca ocupa na mente dele. Evite fugir do tema de mercado da sua empresa para garantir que ele sempre pense em você como uma referência.
- A consistência é essencial para gerar bons resultados. Defina um calendário de publicações e procure seguir à risca.
- Sua empresa faz um esforço grande para produzir conteúdo. Procure extrair o máximo desse investimento, reaproveitando de diferentes formas tudo aquilo que produzir.
- Procure se planejar para que todo conteúdo passe pelo menos um dia em “repouso”. Além desse tempo permitir nos afastar do texto e identificar melhor alguns erros, é comum também surgir novas ideias que ajudem a melhorar o conteúdo.
- O conteúdo na web costuma ser muito mais dinâmico que o conteúdo offline. As pessoas lêem mais rapidamente e não costumam “digerir” grandes blocos de texto. Procure quebrá-los e deixá-los escaneáveis, usando parágrafos, subtítulos e imagens.
- Nunca perca a paciência quando alguém fizer críticas ao seu conteúdo, isso não vai ajudar sua empresa em nada. Mantenha a calma e responda tentando ajudar. Se perceber que a intenção de fato é só incomodar, não há problema em ignorar.
- Evite fazer com que o conteúdo da sua empresa seja sempre auto promocional. Na Internet esse tipo de abordagem não vai funcionar.
- Procure balancear os conteúdos de topo de funil, capazes de atrair clientes em fase inicial do processo de compra, com os conteúdos de meio de funil, que geram mais demanda e credibilidade (como os estudos de caso).
Blogs
- Não hospede o blog da sua empresa em uma ferramenta gratuita, como .blogger ou .wordpress. Coloque-o em um subdomínio (blog.empresa. com.br) ou subpasta (empresa. com.br/blog) do seu site, assim todo o domínio pega carona na autoridade conquistada pelo blog e vice-versa.
- Nunca copie o conteúdo de terceiros. Isso não vai te ajudar a se tornar uma referência e pode prejudicar sua empresa nas ferramentas de busca.
- O título é um dos maiores responsáveis pelo sucesso de um post. Gaste um bom tempo pensando em algo que seja chamativo e ao mesmo tempo reflita o tema de maneira objetiva. Há “templates” que podem ajudar nisso.
- Procure por boas imagens relacionadas ao tema e coloque-as no corpo do texto. Elas vão torná-los mais atrativos e aparecem em mais destaque nas mídias sociais.
- Eleja um editor para o blog. É papel dele garantir que os posts saiam na data planejada e estejam alinhados com o posicionamento da empresa.
- Facilite o trabalho para que o usuário continue acompanhando seus posts da forma que preferir: evidencie a assinatura via email, feed RSS e redes sociais em que estiver presente.
- Para ajudar a espalhar o material, posicione bem os botões de compartilhamento em mídias sociais. Foque apenas nas redes mais importantes para uma maior efetividade.
- Procure manter um bom backlog de posts na manga. Isso vai ajudar quando faltar inspiração para escrever.
- Na hora de escrever os textos, comece pensando em cada tópico e depois vá preenchendo. Isso ajuda a ganhar produtividade e evitar a enrolação por uma suposta falta de inspiração.
- Acompanhe um checklist na publicação de cada post para garantir que nenhum detalhe fique de fora.
SEO
- Antes de escrever qualquer conteúdo, faça uma boa pesquisa de palavras-chave. É essencial mirar em algo que possa potencializar o retorno.
- O Page Title (aquela frase que aparece no navegador) é uma das partes da página que o Google mais valoriza. Garanta que ele aborde as palavras que sua empresa esteja mirando.
- As URLs amigáveis (como site.com.br/produtos/ nome-do-produto) vão ajudar o Google e o usuário a entender melhor o que a página trata e são sempre mais recomendáveis que códigos e números aleatórios.
- Garanta que todos os textos tenham bons meta descriptions. Apesar de não contarem para o ranking, eles vão fazer seu link parecer mais atrativo no Google e nas mídias sociais e podem aumentar a taxa de cliques.
- Certifique-se de que as imagens no seu site tenham o nome do arquivo descritivo e use a Alt Text para indicar do que a imagem trata. Assim o Google consegue interpretá-las.
- Use bastante os links internos no seu site. É uma forma de facilitar a navegação e transmitir a autoridade de uma página às outras. Por esse mesmo motivo, procuro utilizar categorias de produtos ou artigos, mantendo todas as páginas a poucos cliques da Home.
- Evite em seu site tecnologias como Flash, imagens representando textos e excesso de javascript. O Google não consegue interpretá-las bem.
- Em um blog, evite exibir os posts inteiros na página inicial. Colocando apenas um fragmento deles sua empresa consegue evitar o conteúdo duplicado e mede de forma mais precisa quais os textos que mais chamaram a atenção.
- Crie um sitemap XML e envie para o Google, mostrando todas as páginas do seu site e garantindo que elas possam ser indexadas pelo buscador.
- Faça um cadastro e use a Central do Webmaster do Google. Além de enviar lá o sitemap XML, você terá acesso a uma série de informações relevantes de como a ferramenta vê o seu site.
- Confira se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Se os dois endereços existirem sem redirecionamento, podem estar diluindo sua autoridade e devem ser unificados através do redirect 301.
- Uma forma de aumentar consideravelmente o número de cliques no seu site na página de resultados do Google é exibindo a foto do autor. Para isso, use o Google Autoria.
- Escrever guest posts não é só uma forma de chegar a uma nova audiência. É também uma forma muito eficiente de gerar mais links de qualidade e melhores rankings para o seu site.
- Meça o ranking de uma lista de palavras-chave importantes para sua empresa. Essa é uma boa forma de ver quais estão ficando bem posicionadas e merecem ser priorizadas no trabalho de otimização.
- Mantenha o processo constante de análise e otimização. Isso é o que vai garantir o alto retorno em SEO.
Compra de Mídia
- O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Antes de tudo, vincule o Google Adwords à sua conta no Google Analytics. Assim é possível acompanhar os resultados de forma mais precisa.
- Assim como falamos em SEO, na compra de Adwords também é essencial realizar uma boa pesquisa de palavras-chave. Vá a fundo e procure por termos mais específicos: geralmente eles têm menos concorrência e o preço é mais baixo.
- Quando definir uma lista de palavras relevantes, separe em grupos muito pequenos, mantendo juntas apenas as palavras muito parecidas. Com isso, podemos criar anúncios que tenham forte relação com cada keyword, gerando assim mais cliques e menor preço.
- Sempre crie ao menos dois tipos de anúncio para cada grupo. Assim é possível encontrar uma opção com maior taxa de cliques.
- Direcione o usuário para uma página que fale unicamente sobre o que ele pesquisou. Mandar o usuário pra Home para que ele mesmo encontre é desperdício certo.
- Procure acompanhar o índice de qualidade de cada palavra-chave. Se estiver ruim, sua empresa pagará mais por isso. Corrija melhorando o anúncio e a Landing Page.
- Se sua empresa usar a rede de display, faça isso em uma campanha diferente da rede de busca. Assim, sua empresa consegue um controle maior de cada coisa.
- Se sua empresa optar por anunciar uma palavra com correspondência ampla, vai atrair diversas buscas por termos menos relacionados e que convertem mal. É essencial estar atento e negativar as palavras que não sejam lucrativas.
- Em Facebook Ads, coloque no ar diversas opções de anúncios, inserindo variações de textos e imagens. Assim podemos encontrar uma versão com taxa de cliques maior, o que vai tornar o custo por clique mais barato.
- A imagem é a parte de maior destaque de um anúncio no Facebook. Procure usar bem as cores para chamar atenção. Fotos de pessoas também costumam se destacar. A não ser que a empresa seja muito conhecida, a logo não costuma funcionar bem.
- Quando definir a segmentação de um anúncio no Facebook, lembre-se que não é o Google Adwords, ou seja, não insira palavras como se a pessoa estivesse buscando por aquilo. Pense em características como cargo, idade, sexo, localização e interesses gerais do seu público alvo.
- Nos anúncios no Facebook é muito mais barato direcionar o usuário para uma página dentro da própria rede do que para uma URL externa. Se for o caso, crie uma aba na página da sua empresa para fazer esse papel.
- Se você encontrou um anúncio no Facebook com boa taxa de cliques, ignore o lance sugerido pelo Facebook. Coloque um valor mais baixo e acompanhe para ver se o orçamento está sendo consumido. São grandes as chances de sua empresa pagar menos.
- Em Facebook Ads, aumente a taxa de pessoas que se convertem em fãs oferecendo um material exclusivo em uma aba personalizada.
- Mantenha uma rotina rígida de testes e acompanhamento de performance em qualquer investimento em compra de mídia. Isso faz toda a diferença.
E-mail Marketing
- Não compre listas de emails. Poderíamos falar sobre a questão ética, mas nem precisamos entrar nesse ponto. Por uma série de razões, comprar listas não funciona e o resultado é pífio. Isso já é o suficiente para sua empresa não fazer.
- Verifique se o seu serviço de email marketing usa automaticamente um parâmetro para identificar a fonte do clique, como o RD Station. Se não usar, faça manualmente com o URL Builder do Google.
- Nunca envie apenas uma imagem como corpo de email. A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante.
- Evite emails escritos com a cor vermelha ou com características normalmente associadas a SPAM, como usar vários pontos de exclamação ou ter no assunto ou no texto palavras como Viagra, free, clique aqui, grátis.
- Trabalhe tipos diferentes de emails para atingir os variados momentos de compra: tenha newsletters, emails promocionais, nutrição de Leads.
- A frequência do envio é parte importante da reputação da sua lista. O excesso de emails incomoda e faz com que muita gente cancele ou ignore os emails. A falta deles não gera proximidade e causa estranheza quando uma mensagem chega. Procure ter ao menos 1 envio por mês e ao máximo 1 envio por semana.
- O dia e horário de envio fazem uma diferença incrível nos resultados. Não são raros os casos em que o timing dá uma diferença de mais de 100% nos cliques e conversões. Escolha um horário que seu público tenha a caixa aberta e possa agir sobre a mensagem.
- Nunca envie o email se não tiver autorização para isso. Também não envie se a mensagem não for extremamente relevante. A sua lista de emails é um ativo precioso e a cada vez que sua empresa não obedece a essas condições, deprecia o próprio ativo.
- Se o seu serviço de emails não fizer isso automaticamente, como o RD Station, procure sempre higienizar sua lista e excluir os emails que já cancelaram assinatura, reclamaram de spam ou deram bounce. Assim a entregabilidade (e os resultados) são maiores.
- Da mesma forma como o horário de envio, o assunto do email é essencial para garantir uma boa taxa de aberture. Procure usar assuntos instigantes ou que demonstrem que a mensagem tem um claro valor.
- Acompanhe as métricas para diagnosticar oportunidades de melhoria. A taxa de abertura pode indicar problemas no horário, assunto ou histórico de envios. A taxa de cliques pode indicar problemas na qualidade do conteúdo ou segmentação da mensagem.
Mídias Sociais
- Escolha cuidadosamente as redes de que sua empresa realmente quer participar ativamente e priorize aquelas em que o público já é ativo e que possa gerar resultados de forma mais garantida. Evite as redes da moda que ainda não se firmaram, já que seu recurso é limitado.
- A curadoria de conteúdo (fazer indicações de outros artigos) é uma forma interessante de manter o conteúdo nas mídias sociais frequente, fortalecer o relacionamento com alguns veículos e ganhar mais credibilidade com os potenciais clientes, mostrando que sua intenção é ensiná-los e não promover o próprio conteúdo.
- O Facebook é a maior rede social do mundo e são grandes as chances do seu potencial cliente estar lá, por isso recomendamos. No entanto, não vá com tanta sede ao pote e não coloque todos os ovos nesse único cesto. A página no Facebook nunca vai substituir um bom site.
- Nunca crie um perfil para sua empresa no Facebook! Não só é proibido pelos termos de uso como também faz com que sua empresa tenha uma série de limitações que não existem com uma página. Se criou um perfil, nem tudo está perdido. É possível converter.
- Para tornar sua página no Facebook mais atrativa, ofereça abas personalizadas. Ali é possível disponibilizar conteúdos extra, como uma lista de eBooks, e trazer mais conversões para sua empresa, além de fortalecer a posição de referência.
- O Facebook tem um algoritmo que filtra as atualizações e não exibe tudo o que sua empresa publica. Para ter boa eficiência, busque publicar no horário que sua audiência está online, garanta que apenas conteúdo de qualidade seja indicado e mantenha uma boa frequência de atualizações (no mínimo uma por dia).
- Privilegie imagens, já que normalmente elas se destacam e ganham maior repercussão. Se estiver com a intenção de promover um link, coloque-o na legenda da foto.
- Poucas empresas sabem que é possível medir o desempenho dos botões de curtir em um site, analisando o perfil de quem clica, quais os artigos com maior engajamento e etc. Para isso, basta utilizar o Facebook Insights para sites.
- Usar a funcionalidade “Impulsionar publicação” é uma boa forma de fazer mais pessoas interagirem com seu conteúdo e melhorar o engajamento da sua empresa no algoritmo do Facebook. Procure fazer isso pelo menos 1 vez por semana.
- No Twitter, lembre-se que a maioria das pessoas não está online o tempo todo e nem volta para acompanhar aquilo que já foi falado antes. Por isso, é recomendável repetir alguns tweets.
- Siga de volta quem seguir sua empresa no Twitter. Além de ser encarado como uma cortesia, abre um canal de comunicação direta para os seguidores.
- Se sua empresa oferece materiais gratuitos em PDF, inclua, no próprio PDF, links de compartilhamento nas mídias sociais. É possível fazer isso utilizando imagens e links com textos personalizados.
- Se sua empresa trabalha com um público mais corporativo, o Linkedin e a página para empresa, perfis pessoais, fóruns de discussões e anúncios são excelentes opções de investimento.
- Se você acha que não vale gastar muito tempo da sua empresa publicando conteúdo no Google+, ao menos tenha o botão nos conteúdos que sua empresa publicar. O número de pessoas que compartilham influencia o rankeamento da página no Google.
- O público que já visita o site da sua empresa é o mais propenso a acompanhá-la em qualquer rede social. Mantenha botões de “seguir”, “curtir” e etc bem posicionados em suas páginas.
Monitoramento
- Quando for escolher os termos para monitorar, lembre-se de tudo que diz respeito à empresa: nome de funcionários principais, marca e nome dos produtos (incluindo erros ortográficos comuns), site da empresa e nomes de usuários em mídias sociais.
- Comece o monitoramento apenas pelo que diz respeito à sua empresa. Na medida em que estiver familiarizado e quiser avançar no processo, siga para as palavras-chave tema do mercado ou então os nomes de concorrentes.
- O monitoramento das empresas médias ou pequenas deve ser bastante diferente do que é o monitoramento de uma empresa grande. Evite gastar muito dinheiro, tempo e complexidades que não se justificam em retorno garantido.
- Monitoramento é algo que deve ser feito diariamente. Não adianta tentar resolver um problema ou abafar uma crise dias depois que ela teve início.
Conversão
- Se “Fale conosco” é a única forma de conversão no seu site, certamente muitas oportunidades ficam para trás. Procure oferecer conteúdo educativo de valor para quem preencher um formulário e descubra, de uma maneira indireta, pessoas que estão procurando melhorar o desempenho em sua área de atuação, o que são excelentes oportunidades de negócio.
- Na hora de criar uma Landing Page e tentar converter os visitantes, pense em como cada elemento da página pode cumprir um papel específico na construção de credibilidade e demais itens necessários na conversão.
- Planeje bem o que pedir nos formulários das Landing Pages da sua empresa. Muitas informações diminuem a taxa de conversão e poucas informações podem não ser suficientes pra agir. Peça aquilo que é essencial para sua empresa dar o próximo passo.
- Na hora de descrever sua oferta em uma Landing Page, procure manter os textos curtos e escaneáveis, utilizando bullet points. Além disso, seja direto na descrição e evite os adjetivos do “marketês”.
- Evite dar muitas opções de navegação quando criar uma Landing Page. Seu objetivo é fazer com que ele converta e não que volte para outras páginas.
- Páginas específicas para entregar o que foi prometido em uma Landing Page são chamadas de Thank you Pages. Elas são ótimas oportunidades de fazer o visitante dar um passo a mais, como assinar seu blog, acompanhar em mídias sociais ou conhecer seu produto/serviço.
- Os testes A/B são uma das formas mais efetivas e com impacto real em resultados de negócio de otimizar Landing Pages. Use e abuse!
- De nada adianta ter várias Landing Pages se sua empresa não direcionar o tráfego para lá. Lembrese de incluir, em todas as páginas, um call-to-action bem definido para levar o visitante à conversão.
- Sempre tome cuidado com a quantidade de possibilidades que sua empresa oferece em uma página. Quem prioriza tudo, na verdade, não prioriza nada. Deixe o destaque para aquilo que é mais importante.
- Se sua empresa já tem as informações necessárias de um Lead, não é preciso enviar novamente um formulário para ele. Use-o como forma de ampliar sua mensagem: envie a ele uma Landing Page com pagamento social.
- Defina um bom alinhamento entre os times de marketing e vendas. Vendas não pode “queimar a largada” e abordar os Leads antes da hora, mas devem entrar em contato com os Leads que o Marketing designar e tentar efetivamente fechar negócios.
Análise
- Tome muito cuidado para não basear a sua mensuração em métricas de vaidade. Ignore número de visualizações de um vídeo ou página, seguidores e etc. Pense em quanto cada coisa tem dado de retorno e resultados reais de negócio: Leads e vendas.
- Antes de tomar qualquer ação baseada em análises, certifique-se se os dados colhidos são relevantes estatisticamente. Não adianta querer otimizar no começo, quando os dados ainda são insuficientes para tomar qualquer decisão.
- O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada no mundo para medir as visitas no site da sua empresa. E ela é gratuita! Se ainda não fez, instale agora!
- O relatório de acompanhamento diário não deve ser algo complexo e que tome muito tempo. A intenção é identificar eventos anormais que possam ter acontecido no dia anterior: novas pessoas que falaram da empresa, mudanças bruscas em uma fonte de tráfego, repercussão de um novo conteúdo, etc.
- Use o relatório semanal para identificar o quanto cada métrica está de acordo com o planejado para o atingimento de metas e, eventualmente, pensar em ações corretivas. Essa frequência também é útil para analisar experimentos.
- O relatório mensal é aquele em que damos um “zoom out” do que tem acontecido e identificamos onde estão os maiores potenciais de ganho e os maiores desperdícios. Isso tudo serve como insumo para planejar as ações e experimentos do mês seguinte, num processo constante.
- Quando fizer a análise mensal, descasque as camadas de números como se fossem uma cebola: analise o funil como um todo (Visitantes, Leads, Clientes, etc), identifique a etapa com desempenho pior e entre a fundo nos motivos dessa etapa, analisando, por exemplo, o desempenho de cada fonte de tráfego.
- Sempre que finalizar o mês, procure ter uma reunião em conjunto entre os times de marketing e vendas. Vendas pode dar um valioso feedback sobre o tipo de cliente que tem sido atraído e as percepções de cada cliente sobre o que sua empresa faz
- Não desista. Os resultados orgânicos costumam demorar para aparecer, mas depois que aparecem, crescem exponencialmente e criam uma barreira muito difícil da concorrência superar
- Nunca deixe de aprender. As coisas em Marketing Digital mudam rápido demais e sempre há algo novo que pode ajudar os resultados.
Por Resultados Digitais